Menu
Menu
Busca sábado, 21 de dezembro de 2024
Turismo

Pesquisa ECOAR: MS é um dos estados onde empresas mais atuam com ecoturismo no país

Levantamento apresenta dados inéditos sobre essa atividade que conecta turismo e natureza

23 agosto 2024 - 17h00Brenda Leitte    atualizado em 23/08/2024 às 17h37

O Sebrae/MS, junto do AECOPAXI e a Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), realizou o lançamento da pesquisa ECOAR na manhã desta sexta-feira, no distrito de Camisão, a 130 km de Campo Grande. O levantamento mede o potencial do ecoturismo no Brasil e no Mato Grosso do Sul. Em uma iniciativa inédita, a coletiva foi realizada na Rota Serra e Charme Paxixi, no Terroir Pantanal.

Apresentando o resultado da pesquisa que consolida MS como um Estado de referência em ecoturismo, a diretora técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, detalhou os pontos principais, além das oportunidades que essa pesquisa mostra e o potencial já realizado no novo destino: Camisão. O lugar se revela como uma grande promessa do ecoturismo no Mato Grosso do Sul.

"A pesquisa divulga dados inéditos sobre essa atividade que conecta turismo e natureza, incluindo práticas como canoagem, trilhas, flutuação e muito mais. É uma oportunidade para conhecer mais sobre o Ecoturismo no Estado e no Brasil, em um destino emergente no setor", iniciou a diretora.

Miriam Aveiro, Sandra Amarilha e Geancarlo Merighi - Foto: Brenda Leitte

Uma pesquisa denominada "Demanda do Turismo Rural" (2ª edição), aponta que para 74% dos entrevistados, a atividade mais buscada no meio rural é a contemplação da natureza. O Brasil é apontado como líder em biodiversidade entre todos os destinos avaliados, em primeiro lugar na lista de 50 países com 94,9 pontos.

Compondo um dos lugares buscados, o estado Sul-mato-grossense atualmente ocupa o 3º lugar onde empresas mais atuam com ecoturismo. Mato Grosso ainda lidera o ranking com 85,9% dos respondentes comprometidos com a atividade. Em segundo lugar está o Maranhão (83,9%), seguido do Mato Grosso do Sul, com 83% e do Goiás com 81% das empresas atuando no setor.

A pesquisa revela detalhadamente que em Mato Grosso do Sul 83% das empresas atuam com ecoturismo e ele representa 70,8% do faturamento das empresas.

"Com a pesquisa identificamos que a relevância do ecoturismo varia bastante de um estado para o outro. No Mato Grosso do Sul, um dos estados com maior destaque para o segmento e sede do Polo SEBRAE de Ecoturismo, 4 a cada 5 empresas atuam com o segmento, e o impacto no faturamento é ainda maior do que a média nacional", pontuou Sandra.

TOP 5 atividades oferecidas do ecoturismo

Foto: Brenda Leitte

Dentre eles estão: Caminhada/Trilhas; Observação da vida silvestre; Caminhada de longo curso; Cicloturismo; Montanhismo.

De acordo com a presidente do Aecopaxi, Miriam Coura Aveiro, o levantamento também aponta que 65,5% dos alojamentos atuam com ecoturismo, os quais representa 58,7% do faturamento da região.

"Os empreendimentos de hospedagem e alojamento têm enriquecido a sua oferta, se diferenciado entre os competidores e incrementado a experiência dos visitantes se posicionando como empreendimentos de Ecoturismo. Sete a cada 10 empreendimentos atuam com ecoturismo, e para estes, 3 a cada 5 visitantes vão em busca desde segmento", ressaltou ela.

A região conta atualmente com 22 empreendimentos, contendo 298 leitos, e 300 refeições/dia, o que representa um crescimento significativo. "Em quase dois anos tivemos um crescimento muito bom para a rota. Além do Mirante do Paxixi, a pesca artesanal se faz bem presente, e a gastronomia que faz um sucesso. A visita de celebridades, como o ator Alexandre Nero, no fina do ano passado, foi um momento memorável que contribuiu para que mais pessoas conhecessem o lugar e despertasse o interesse em vir nos conhecer", destacou Miriam.

Também presente na apresentação dos dados da pesquisa, o diretor de Desenvolvimento do Turismo Fundtur, Geancarlo Merighi, falou sobre o papel do governo diante do ecoturismo. "Temos um Estado rico, temos muito a oferecer, como belezas naturais, cultura, temos a maior parte do Pantanal. A Serra do Paxixi é algo que vale a pena explorar e é isso que temos feito, para que cada vez mais, mais turistas possam conhecer e desfrutas do que temos em MS, seja turistas estrangeiros, mas também o nosso povo, de Campo Grande e outros municípios do Estado, que talvez ainda não tiveram a oportunidade de vivenciar tudo o que tem por aqui e em outras regiões", afirmou Merighi.

Inspira Ecoturismo

Abordando sobre o assunto, no mês de setembro acontecerá o 'Inspira Ecoturismo', uma iniciativa do Polo SEBRAE de Ecoturismo, referência nacional no segmento, que preparou 5 dias de experiências em Bonito, Serra da Bodoquena e Pantanal, em Mato Grosso do Sul.

O evento, que será realizado de 10 a 14 de setembro deste ano, será repleto de oportunidades, com palestras, painéis, salas temáticas e visitas técnicas para empreendedores e gestores do setor se aproximarem, trocarem conhecimentos, explorarem a natureza e aprenderem práticas sustentáveis para aplicar em seus negócios. Venha aproveitar a chance de se aprimorar e se conectar com o que há de melhor no Ecoturismo no Brasil.

 

JD1 Notícias

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Bodoquena é reconhecida como um dos TOP 100 Stories da Green Destinations
Turismo
Bodoquena é reconhecida como um dos TOP 100 Stories da Green Destinations

Mais Lidas

JD1TV: Campo-grandenses flagram 1° Tesla Cybertruck andando pelas ruas da Capital
Cidade
JD1TV: Campo-grandenses flagram 1° Tesla Cybertruck andando pelas ruas da Capital
Zagueiro do Corinthians tem foto íntima vazada e gera polêmica na internet
Esportes
Zagueiro do Corinthians tem foto íntima vazada e gera polêmica na internet
Briga judicial libera aumento de passagem de ônibus em Campo Grande
Cidade
Briga judicial libera aumento de passagem de ônibus em Campo Grande
Caso foi registrado na delegacia de Corumbá
Polícia
Jovem morre dias depois de ser estuprado com cabo de rodo em hotel de Corumbá