Para tentar acabar com as filhas e demandas de judicialização, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) e a Fundação Hospitalar de Costa Rica criaram uma nova ‘frente’ para realizar cirurgias ortopédicas pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Os atendimentos tiveram início na última segunda-feira (24), com o início das cirurgias ortopédicas para procedimentos de prótese de quadril, joelho e reposição de ligamento e menisco. Entre 24 e 27 de março, foram realizadas 36 cirurgias. As avaliações estão sendo feitas desde o final de fevereiro, atendendo pacientes de Costa Rica e região.
Regionalização em prática – A estratégia atende diretamente ao princípio da regionalização, com foco nos cinturões de média complexidade. A proposta é que as cidades vizinhas às referências de alta complexidade assumam os atendimentos de média complexidade.
No caso da Costa Rica, que está inserida no cinturão da Costa Leste, a cidade absorve casos de média complexidade, garantindo que procedimentos como as cirurgias ortopédicas sejam realizados o mais próximo possível do paciente.
Desta forma, os atendimentos passam a ser feitos perto da casa do paciente, enquanto os centros maiores, como Três Lagoas, ficam focados nos casos mais graves.
Oftalmológicos – Além das cirurgias ortopédicas, Costa Rica iniciou, também nesta semana pelo Programa ‘MS Saúde: Mais Saude, Menos Fila’, atendimentos especializados em retina. O programa oferece acompanhamento oftalmológico contínuo, evitando que os pacientes precisem se deslocar para outras cidades.
Nos dias 22 e 23 de março, 86 pacientes passaram por avaliação de retina, com 47 realizando aplicações oculares. O atendimento especializado já é feito em Campo Grande, no Hospital São Julião, desde novembro de 2024; e será disponibilizado em Fátima do Sul a partir de 4 de abril deste ano.
Os serviços oferecidos incluem exames, injeções intravítreas, laser e até procedimentos de vitrectomia, garantindo um tratamento completo para os pacientes.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo cria 'Drive de Vacinação' para intensificar imunização contra gripe na Capital

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Juliano Varela terá dia de atividades

MPMS instaura procedimento para monitorar ações contra hepatite A na Capital

Hospital Regional muda horário da farmácia de medicamentos oncológicos; confira

Medicamentos têm menor reajuste médio desde 2018

Campanha de vacinação do Sesi contra a gripe irá imunizar trabalhadores da indústria

Ambulatório Multiprofissional de Bariátrica começa a atender no Universitário de Dourados

Teto para reajuste de medicamentos será divulgado nesta segunda

Governo vai repassar R$ 25 milhões para a Santa Casa de Campo Grande
