A Fundação Carmem Prudente de MS (FCPMS)- Hospital de Câncer de Campo Grande-MS Alfredo Abrão e a Rede Feminina de Combate ao Câncer abrirão oficialmente no dia 2 de outubro (segunda-feira) a Campanha Outubro Rosa 2023. A partir das 9h30 a Diretoria Executiva da FCPMS fará cerimônia alusiva ao Outubro Rosa, mês de combate aos câncer de mama, neoplasia que mais mata as mulheres no Brasil e no mundo.
Para estimular o diagnóstico precoce em prevenção a esta neoplasia, o HCAA multiplicará o acesso ao principal exame de rastreamento: a Mamografia. Com apoio do programa ‘Sesc Mulher’, serão ofertados no HCAA os exames, entre os dias 3 e 31 do mês de outubro (*exceto feriados). Serão distribuídas 80 senhas por dia, para mulheres entre 40 a 65 anos, de segunda a sexta-feira.
As mulheres interessadas devem procurar a instituição a partir do dia 3 de outubro, na Rua Marechal Rondon, 1053, a partir das 6h, pegar uma senha e fazer no mesmo dia o exame. Os exames serão feitos gratuitamente de 3 a 31 de outubro, oferecendo 80 mamografias por dia para mulheres de 40 a 65 anos. As senhas serão distribuídas por ordem de chegada a partir das 6h e não é necessário nenhum tipo de preparo, mas é preciso estar portando RG, CPF e Cartão SUS.
SOBRE O OUTUBRO ROSA
Promovida anualmente, a campanha preventiva visa compartilhar informações sobre o câncer e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença. O movimento internacional intitulado “Outubro Rosa” nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, com objetivo de salvar vidas, buscando estimular a participação da população no controle do câncer de mama.
SOBRE O CÂNCER DE MAMA
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando tumores. A doença pode evoluir de diferentes formas, algumas com desenvolvimento rápido, outras mais lentamente, com características próprias de cada tumor. Quanto mais cedo a doença é detectada, maiores as chances de cura. No Brasil, o Ministério da Saúde, através do SUS, fornece tratamento integral e gratuito.
ESTATÍSTICAS
De acordo como INCA (Instituto Nacional do Câncer) sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama feminina ocupa a primeira posição mais frequente em todas as Regiões brasileiras. No Brasil estimam-se 73.610 casos, correspondendo a um risco estimado de 66,54 casos novos a cada 100 mil mulheres. No Mato Grosso do Sul, o índice do INCA aponta 910 novos casos da doença.
Reportar Erro