Entre os 312 municípios que serão prioridades para Governo Federal no reforço ao enfrentamento à dengue no Brasil, estão Corumbá, Ponta Porã e Três Lagoas em Mato Grosso do Sul
A Força Nacional do SUS (FN-SUS) está preparada para atender às cidades e auxiliar na organização da assistência, com capacidade para instalar até 150 centros de hidratação. A lista estará constantemente em revisão para a inclusão de mais cidades, se necessário.
Um guia do Ministério da Saúde possibilita que enfermeiros indiquem exames e medicamentos nas emergências, garantindo assistência no menor tempo possível para reduzir casos graves e óbitos.
Há um outro guia voltado para Agentes Comunitários de Saúde, com orientações para a busca ativa de pessoas com sintomas e que não se vacinaram, além de demais ações preventivas.
O Brasil registrou queda de 75% no número de casos e 83% nos óbitos por dengue em 2025, até 5 de abril, quando comparado com o mesmo período do ano passado. Segundo a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Mariângela Simão, a pasta já distribuiu seis milhões de testes rápidos, além de insumos para diagnóstico laboratorial e controle do vetor.
O Governo Federal também iniciou o apoio aos estados e municípios para a implementação do Manejo Clínico Sindrômico em regiões endêmicas, que consiste em protocolos e processos para subsidiar a identificação da doença já nos primeiros sintomas.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Em parceria com o Comper, prefeitura faz ação de testagem e prevenção de ISTs na Capital

Corumbá registra seis mortes por SRAG em apenas cinco dias

Governo irá investir R$ 11 milhões em 46 USFs e UBSs de todo o Estado

JD1TV - 'Única missão, salvar vidas': presidente da Santa Casa fala sobre desafios do hospital

MP apura possível descumprimento de carga horária por servidores da Saúde em Miranda

MP investiga cumprimento da Lei Lucas em instituições de ensino em Aparecida do Taboado

Feriado do Dia do Trabalhador altera funcionamento das unidades de saúde na Capital

MPMS solicita nova vistoria sanitária no Hospital El Kadri

ACP faz série de recomendações sobre biosegurança para professores da Capital
