O Hospital São Julião, localizado em Campo Grande, celebra uma década de sua iniciativa de coleta seletiva, que tem sido um marco na busca por práticas sustentáveis no ambiente hospitalar.
Durante o primeiro JD1 Entrevista de 2025, Bruno Maddalena, gestor de política ambiental da instituição, compartilhou os desafios enfrentados e as estratégias que tornaram o hospital um exemplo no Brasil em gestão de resíduos sólidos.
Segundo Maddalena, o maior desafio enfrentado pelo hospital não foi a parte logística, como a compra de lixeiras ou a organização da coleta de resíduos, mas sim a conscientização das pessoas.
No entanto, a implantação só foi possível com o apoio da alta gestão do hospital, que determinou a implementação do programa e envolveu as lideranças para garantir a continuidade das ações.
Com isso, o Hospital São Julião obteve um sucesso significativo, atingindo a marca de 84% de desvio de resíduos sólidos, ou seja, 84% dos resíduos gerados no hospital são reciclados ou compostados.
Para alcançar esse resultado, a estratégia incluiu uma comunicação visual intensa, com a instalação de avisos informativos em todas as áreas do hospital, além de palestras e treinamentos contínuos para os colaboradores.
Assista:
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar Erro