Menu
Menu
Busca domingo, 11 de maio de 2025
Saúde

MPF abre investigação sobre falta de medicamentos no Hospital Universitário

Procuradora Julia Rossi de Carvalho Sponchiado exige explicações da EBSERH

12 fevereiro 2025 - 09h46Vinícius Santos     atualizado em 12/02/2025 às 09h56

O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso do Sul iniciou investigação para apurar o desabastecimento de medicamentos utilizados no tratamento de crises hipertensivas gestacionais no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP-UFMS), localizado em Campo Grande. A apuração foi motivada por fiscalização realizada pelo Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM-MS).

A procuradora da República, Julia Rossi de Carvalho Sponchiado, responsável pela condução do procedimento investigatório, apontou que, apesar de diversas solicitações do MPF, a EBSERH, gestora do hospital, não forneceu as informações requisitadas sobre a situação do estoque de medicamentos, como hidralazina, cefalexina e amoxicilina, remédios imprescindíveis para o controle de hipertensão gestacional e infecções durante a gravidez.

Em sua justificativa, a procuradora destacou a importância vital desses medicamentos para o tratamento e prevenção de complicações graves, que podem colocar em risco a saúde da gestante e do bebê. Ela ressaltou que a regularização dos estoques é essencial para garantir a continuidade do atendimento adequado e a segurança das pacientes.

Diante da situação, a procuradora determinou que o HUMAP forneça, no prazo de 15 dias úteis, informações detalhadas e documentação comprobatória sobre o estoque dos medicamentos necessários para o tratamento de crises hipertensivas gestacionais e antibióticos. 

Outro Lado - A unidade hospitalar é administrada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), e o JD1 Notícias procurou a assessoria do HUMAP em busca de um posicionamento sobre a investigação. Em nota, informou que "A demanda que gerou a fiscalização do CRM/MS e consequente encaminhamento do relatório ao Ministério Público Federal, foi a superlotação enfrentada pela maternidade do Humap/UFMS, com inúmeras pacientes que já tiveram seus bebês (puérperas) em macas, gestantes aguardando internação em cadeiras no corredor, por falta de leitos e muitos recém-nascidos internados de forma improvisada dentro do centro obstétrico por falta de leitos de UTI neonatal e de leitos de Cuidados Intermediários. Com um quantitativo de pacientes muito acima da nossa capacidade instalada, houve um desabastecimento pontual na época, situação que foi sendo resolvida à medida que novos processos de compras foram sendo feitos.
Ocorre que essa situação de superlotação na maternidade é recorrente, sendo que não conseguimos apoio da Central de Regulação para transferência de todos os pacientes excedentes por que a situação é a mesma em todas as maternidades da cidade.
Exemplificando, no dia de hoje, temos nove puérperas extras no corredor da maternidade, sete gestantes extras no centro obstétrico (em macas e cadeiras), e seis recém-nascidos extras improvisados no centro obstétrico aguardando vaga na UTI neonatal ou na Unidade de Cuidados intermediários. Além disso, já temos bebês extras na UTI neonatal e na Unidade de Cuidados Intermediários.
Essa situação frequente de superlotação nas maternidades da cidade traz inúmeros riscos à segurança das gestantes e dos bebês, além de sobrecarregar muito a equipe assistencial e comprometer o estoque de insumos e equipamentos essenciais ao atendimento.
Atualmente, os medicamentos e insumos questionados pelo Ministério Público Federal estão normalizados e responderemos ao ofício assim que chegar ao hospital."

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

No 'D' de vacinação, mais de 5,1 mil campo-grandenses foram imunizados contra a Influenza
Saúde
No 'D' de vacinação, mais de 5,1 mil campo-grandenses foram imunizados contra a Influenza
Governo de MS faz campanha de vacinação em presídios do estado
Saúde
Governo de MS faz campanha de vacinação em presídios do estado
Drive-Thru e unidades de saúde: veja onde se vacinar contra a gripe na Capital
Saúde
Drive-Thru e unidades de saúde: veja onde se vacinar contra a gripe na Capital
Identidade Visual MPMS -
Saúde
MP deve tentar acordo com a prefeitura para resolver falta de aparelhos auditivos no SUS
Foto: Diogo Gonçalves
Saúde
Dia D: Drive-thru da vacinação será no Ayrton Senna e no quartel da 14 de Julho neste sábado
Foto: Divulgação
Saúde
Presidente do IDAMS visita a Santa Casa e discute os desafios do hospital
Vacina contra a gripe
Saúde
Posso tomar a vacina gripado? Médico explica
Vacinação contra a gripe segue aberta a toda população
Saúde
Saúde de MS investe quase R$ 1 milhão para cidades frearem avanço da gripe
Sede do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul - TCE/MS
Saúde
Auditoria do TCE-MS mira compras emergenciais da saúde em Campo Grande
Vacinação acontecerá no quartel do Corpo de Bombeiros
Saúde
No 'Dia D' contra influenza, Corpo de Bombeiros servirá como drive-thru de vacinação

Mais Lidas

Jovem tem complicações após arrancar dente e morre em MS
Polícia
Jovem tem complicações após arrancar dente e morre em MS
DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente)
Polícia
Adolescente pede socorro em escola da Capital após ser estuprada pelo padrasto
A vítima estava ao lado do seu veículo quando foi atingida
Polícia
Homem que matou 'Coelho' prensado em caminhonete é preso em Dois Irmãos de Buriti
Dentista estupra adolescente com câncer durante consulta
Polícia
Dentista estupra adolescente com câncer durante consulta