Mais uma vez o Hemosul faz apelo e espera que a população compareça para fazer a doação de sangue que servirá para salvar outras vidas. Com estoque está quase zerado, dos tipos sanguíneos O negativo (O-), e outros sangues na mesma situação já requerem um pouco mais de atenção, são eles: O positivo (O+), A negativo (A-) e B negativo (B -), também apresentam poucas bolsas armazenadas.
Para doar é simples, você só precisa responder a alguns critérios básicos. Saiba o que é necessário para ser um doador e ajude quem realmente precisa.
Primeiramente você tem que ter de 16 a 69 anos, segundo a nova lei da doação de sangue aprovada em 2013, sendo que os doadores de 16 e 17 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsável ou ter em mãos declaração de autorização, com firma reconhecida.
Também é importante lembrar que a primeira doação somente pode ser feita até 60 anos. Acima desta idade, apenas para quem já é doador de sangue.
Outro critério é ter 55 kg ou mais, embora a nova lei permita a doação de pessoas abaixo de 50 Kg, mas a Rede Hemosul-MS adotou esse critério para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.
Os homens podem doar até quatro vezes ao ano e o melhor de tudo, é com um intervalo de no mínimo dois meses. Já as mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses.
Mas algumas doenças acabam impedindo com que a pessoa possa ser doadora são elas: doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como doença de Chagas, hepatite, aids, sífilis. Se estiver com gripe ou alergia deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.
E para quem toma medicamentos, na hora de doar, é preciso informar o médico que lhe for atender, para ele dar a resposta, caso isso não seja feito, pode acabar prejudicando outra pessoa.
E quem for tomar algum tipo de vacina, aproveite e passe antes no Hemosul, pois depois que tomar a injeção, a pessoa fica temporariamente impedida de doar.
Não esqueça: você deve estar bem alimentado para doar sangue. Como muitos pensam não se pode doar sangue em jejum. É diferente de quando vamos fazer exames laboratoriais de sangue, para os quais o jejum é recomendado. Mas você pode evitar alimentos com excesso de gordura quando for doar sangue. É recomendado que se alimente bem, mas, de forma saudável.
Reportar Erro