Menu
Menu
Busca segunda, 16 de setembro de 2024
Gov Todos por elas - Set24
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de covid no país; MS não apresenta crescimento

Goiás e São Paulo são os estados que mais preocupam

06 setembro 2024 - 06h30Luiz Vinicius, com informações da Agência Brasil

O Boletim InfoGripe divulgado hoje (5) pela Fiocruz mostra aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no país. Entre crianças e adolescentes de até 14 anos, o principal responsável é o rinovírus. Nas demais faixas etárias, o predomínio é da Covid-19. Por outro lado, os casos de Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e influenza A mantêm a tendência de queda na maior parte do território. O estudo se refere à Semana Epidemiológica de 25 a 31 de agosto.

Segundo a Fiocruz, os estados que mais se destacam nesse momento pelo aumento da covid-19 são Goiás e São Paulo. A preocupação maior é com esse último, devido à grande movimentação de pessoas que passam pelo estado e depois se deslocam por outras regiões. Os pesquisadores alertam para a possibilidade de o estado impulsionar a disseminação e o crescimento da doença pelo país.

A pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz e do Boletim InfoGripe, Tatiana Portella, reforça a importância da vacinação em dia contra a Covid-19 para todas as pessoas dos grupos de risco. E o cuidado para não transmitir o vírus.

“Em caso de aparecimento de sintomas, o recomendado é ficar em isolamento em casa, inclusive as crianças e adolescentes. Com a alta do rinovírus nessa faixa etária, caso apresentarem alguns sintomas de síndrome gripal, a orientação é ficar em casa e não ir para a escola. Se não for possível fazer esse isolamento, é importante sair de casa usando uma boa máscara, e claro, diante de aparecimento e piora dos sintomas, procurar atendimento médico”, diz a pesquisadora.

Quanto aos casos de SRAG por rinovírus, a alta está concentrada principalmente em estados da região Nordeste, Centro-sul e Norte. O VSR e o rinovírus permanecem como as principais causas de internações e óbitos em crianças de até dois anos. Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos positivos foi de 28,4% para Sars-CoV-2 (Covid-19); 12,4% para influenza A; 2,6% para influenza B; e 11,3% para VSR.

Quando se leva em conta o ano epidemiológico 2024, foram notificados 123.082 casos de SRAG, sendo 59.410 (48,3%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório; 49.377 (40,1%) negativos; e ao menos 7.692 (6.2%) aguardando resultado laboratorial. Dentre os casos positivos, 18,7% são influenza A; 0,6%, influenza B; 41,6%, VSR; e 18%, Sars-CoV-2 (Covid-19).

Durante o ano foram registrados 7.370 óbitos, sendo 3.844 (52.2%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 2.909 (39,5%) negativos, e ao menos 152 (2,1%) aguardando resultado laboratorial. Dentre os positivos do ano corrente, 30,2% foram influenza A; 0,8%, influenza B; 10,3%, VSR; e 50,8%, Sars-CoV-2 (Covid-19).

Estados e capitais - O Boletim InfoGripe mostra que 17 UFs apresentam sinais de crescimento de SRAG na tendência de longo prazo: Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Entre as capitais, 11 apresentam crescimento dos casos de SRAG: Aracaju (SE), Belo Horizonte (BH), Brasília (DF), Cuiabá (MT), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vitória (ES).

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Teste de Covid-19
Saúde
Covid-19 em MS: Estado registra 7 novas mortes pela doença
Aedes aegypti, o mosquito da dengue
Saúde
Dengue em MS: Estado registra 56 novos casos da doença
UPA Universitário
Saúde
Sesau orienta população sobre o uso de máscaras em unidades de saúde da Capital
mpox
Saúde
Brasil supera a marca de mil casos de mpox em 2024
Hospital da Santa Casa de Campo Grande
Saúde
Santa Casa vai ampliar leitos de cardiopediatria com apoio do Estado
UPA Universitário
Saúde
Sesau emite novo alerta à população sobre casos de doenças diarreicas na Capital
Mpox
Saúde
MS confirma dois novos casos de mpox
Pesquisadores chineses identificam um novo vírus capaz de infectar o cérebro
Saúde
Pesquisadores chineses identificam um novo vírus capaz de infectar o cérebro
Foto: Divulgação
Saúde
Pátio Central e Hospital do Amor farão exames de mamografia e Papanicolau no shopping
Pneumologista alerta para perigos dos vapes
Saúde
Pneumologista alerta para perigos dos vapes

Mais Lidas

Foto: Sarah Chaves
Clima
Previsão de quedas de temperaturas e chuva devem aliviar clima em MS
Finalmente: Previsão aponta para possibilidade de chuvas em MS na próxima semana
Clima
Finalmente: Previsão aponta para possibilidade de chuvas em MS na próxima semana
Foto: Sarah Chaves/JD1
Clima
Domingo tem previsão de chuva preta em MS com aumento da umidade do ar
Seca na Amazônia
Meio Ambiente
Estudo revela que seca de 2024 pode ser a mais severa registrada no Brasil