Homens maiores de 15 anos, a partir dessa terça-feira (24), contarão com uma opção inovadora para fazer o teste de HIV. Um site foi desenvolvido especificamente para o projeto “A Hora É Agora – Testar nos Deixa Mais Fortes” (www.ahoraeagora.org), e terá como objetivo ampliar o acesso a jovens gays e de outros homens que fazem sexo com homens (HSH) à testagem anti-HIV por meio de fluido oral ou por uma gota de sangue, sem estigma ou discriminação, em horários e locais alternativos, e oferecendo a vinculação aos serviços de saúde.
O projeto “A Hora É Agora” foi lançado inicialmente em Curitiba em dezembro de 2014, visando à expansão da testagem rápida e gratuita anti-HIV entre as populações mais vulneráveis à infecção, ou seja, os jovens gays e outros HSH e agora está sendo expandido para Campo Grande.
Este será mais um canal para que a população-chave solicite o kit de autotestagem para o HIV, agora também por meio do aparelho celular. Somente indivíduos do sexo masculino maiores de 15 anos e residentes em Campo Grande poderão solicitar o autoteste pela nova ferramenta.
Na avaliação do secretário Municipal de Saúde, José Mauro Filho, o principal desafio ainda é conscientizar a população, principalmente os mais jovens, sobre os riscos das infecções sexualmente transmissíveis e da necessidade da prática do sexo seguro.
“Apesar de muitos avanços e conquistas no enfrentamento do HIV, nossos dados epidemiológicos evidenciam um aumento significativo do número de novos casos entre jovens nos últimos anos, por isso inciativas como esta, que ampliam o acesso aos serviços de saúde por pessoas sob grande vulnerabilidade para o HIV, são importantes. Nós temos que fazer nossa parte ofertar o serviço e tentar conscientizar a todos sobre os riscos”, disse.
Passo a passo
Ao acessar o site, os usuários poderão solicitar o kit de testagem e retirá-lo no Pátio Central Shopping, com funcionamento das 8h às 19h. Com isso, poderão realizar o autoteste em casa ou em outro local em que se sintam confortáveis. O teste oral usado no projeto é validado para o uso no Brasil desde dezembro de 2018 e o teste de sangue é o atualmente distribuido pelo Ministério da Saúde. É rápido, confiável, confidencial e sua execução é muito simples.
No site, os interessados encontrarão informações sobre prevenção ao HIV e uma calculadora de risco de infecção que fornece um resultado com base nos comportamentos relatados, além de opções para o recebimento de um kit com o teste de fluido oral ou um kit com teste de sangue para o HIV. As instruções para a autotestagem estarão disponíveis na bula do teste e em um link na plataforma que dará acesso aos vídeos demonstrativos sobre a forma correta de fazer o teste e ler seu resultado.
Em caso de resultado positivo, os participantes serão encaminhados ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), contando com profissionais da saúde, para realizar o teste confirmatório, e em caso reagente ao HIV, o usuário realizará todos os exames necessários (incluindo carga viral e contagem de CD4 rápida) e poderá iniciar o tratamento do HIV no mesmo dia do diagnóstico. O usuário, então, será vinculado a uma unidade de saúde da sua escolha, com a ajuda do linkador.
O projeto “A Hora É Agora” é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, o Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) do Ministério da Saúde, a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), os Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América (CDC) e PEPFAR (siga em inglês do “Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da Aids”, iniciativa governamental dos Estados Unidos para lidar com a epidemia global de HIV/aids).
Os kits de testagem podem ser retirados no endereço descritos abaixo:
Pátio Central Shopping:
Mal. Candido Mariano Rondon, 1380 – Centro, Campo Grande – MS
De segunda a segunda (8h às 19h).
Local para realizar exame confirmatório:
Centros de Testagem e Aconselhamento – CTA
Rua Anhanduí, 353 – Vila Carvalho, Campo Grande – MS
Reportar Erro