Dados do Ministério da Saúde revelaram que no primeiro mês de 2025, o Brasil já registrou quase 3 mil casos da febre do Oropouche. Segundo os números, nenhum caso foi registrado em Mato Grosso do Sul até o momento.
Os dados mostram que maior parte dos casos foram registrados no Espírito Santo.
Em comparação com o número de casos registrados até a quarta semana epidemiológica de 2024, que foram 1.601, as 2.791 notificações deste ano se aproximam de quase o dobro registrado no ano anterior.
O secretário-adjunto de Vigilância em Saúde e Ambiente, Rivaldo Venâncio, demonstrou preocupação com a situação.
“Quase três mil casos de Oropouche nas quatro primeiras semanas do ano, no Brasil – 95%, aproximadamente, registrados no Espírito Santo. É uma preocupação adicional em relação ao verão passado que enfrentamos”, comentou.
Outro ponto de preocupação está no fato de nenhuma morte causada pela doença ter sido registrada na literatura médica até 2024, quando a Bahia confirmou duas mortes por febre do Oropouche no estado, as primeiras do mundo, uma em 27 de março e outra em 10 de maio. Foram registradas outras duas mortes em decorrência da doença, totalizando quatro.
Os sintomas da doença são parecidos com os da dengue e incluem dor de cabeça intensa, dor muscular, náusea e diarreia, com o quadro clínico agudo podem apresentar febre de início súbito, dor de cabeça, dor muscular e dor articular.
Além deles, foram relatados sintomas como tontura, dor retro-ocular, calafrios, fotofobia, náuseas e vômitos.
Casos com acometimento do sistema nervoso central, como meningite asséptica e meningoencefalite, também podem ocorrer, especialmente em pacientes imunocomprometidos e com manifestações hemorrágicas, como petéquias, epistaxe e gengivorragia.
Um estudo publicado na revista científica ‘New England Journal of Medicine’ mostrou que houve transmissão vertical de Oropouche, que é quando o vírus é passado da mãe para o bebê durante a gestação ou no parto, em um caso que resultou em morte fetal no Ceará.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Entenda a relação entre a infecção por VSR e a bronquiolite

Sesau lança a campanha "Carnaval Seguro: é Saúde na Folia!"

Dengue em MS: sobe para 804 casos confirmados da doença este ano

MP abre pesquisa para saber como está a saúde pública de Campo Grande

Hospital Regional recebe duas caminhonetes para fortalecer a logística da unidade

MP recomenda concurso público para médicos em Miranda

Acolhe Saúde: Evento irá reunir gestores das secretarias de saúde na Capital

Saúde e Bem-Estar: Professor de Educação Física fala sobre Coordenadoria voltada para alunos da Reme

Tratamento parado: paciente reclama da falta de remédios na rede pública da Capital
