A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta terça-feira (23), a farmacêutica brasileira EMS a produzir dois medicamentos à base de liraglutida, para tratamento da obesidade e diabetes tipo 2.
O laboratório espera que o Olire, destinado ao tratamento de obesidade, e o Lirux, voltado ao controle da diabetes tipo 2, estejam nas farmácias brasileiras já em 2025.
A liraglutida é o mesmo princípio ativo presente nos medicamentos Saxenda e Victoza, da Novo Nordisk, laboratório fabricante do famoso Ozempic e do Wegovy, mas que tem como princípio ativo a semaglutida.
Com a decisão da Anvisa, publicada no Diário Oficial da União (DOU), a EMS se torna a primeira farmacêutica 100% brasileira a produzir medicamentos dessa categoria. “Desenvolvemos um produto no país, com tecnologia brasileira, do zero. Vamos fabricar desde a matéria-prima até o produto acabado”, disse o presidente do Conselho de Administração da EMS, Carlos Sanchez.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar Erro