Você sabia que o mofo pode ser fatal? Sim, é isso mesmo. Se você já viu tetos cobertos por sinais escurecidos de umidade ou mesmo áreas de bolor em cantos da casa, saiba que esses cenários podem culminar em quadros como pneumonias graves e fatais. Mas como saber se a sua casa está sob os perigos do mofo? Conheça 5 sinais que indicam a presença de mofo tóxico.
Como identificar o mofo tóxico em casa?
1) Manchas nas paredes e no teto: além do exemplo dado no início do texto - as clássicas manchas de coloração preta, o mofo pode ter tons esverdeados, amarelados, marrons e até brancos. Se a sua parede ou o seu teto apresentarem alguma alteração visível, com aspecto manchado, é preciso investigar o que está havendo. Muitas vezes, a fonte do problema é um vazamento de água, ou mesmo um ambiente muito úmido que não recebe ventilação e luz solar. A limpeza deve ser feita com produto bactericida ou água sanitária, pois a limpeza comum não remove o mofo e ajuda a espalhá-lo.
2) Odores na casa: se você percebe a presença de um odor incomum, como se fosse de uma roupa úmida que não secou bem, a causa pode ser o mofo. É preciso achar a fonte do odor para, então, descobrir o que está causando o cheiro - vazamento, umidade, falta de ventilação e luz solar.
3) Verifique armários do banheiro e da cozinha: por serem compartimentos fechados e localizados em áreas úmidas da casa, a probabilidade dos armários e gavetas da cozinha e do banheiro terem mofo é bastante alta. É possível detectar tanto pelo odor característico quanto pela presença de bolor. Higienize com frequência utilizando produtos bactericidas e deixe ventilar sempre que possível.
4) De olho nas cortinas e boxes do banheiro: se o seu banheiro tem cortinas ou boxes de plástico ou acrílico, fique atento. O surgimento de pequenos pontos pretos indica que há bolor e o crescimento do mofo. Ao final de cada banho, seque muito bem a cortina com um pano limpo e, sempre que possível, higienize-a com álcool, vinagre ou um produto bactericida específico.
5) Guarda-roupas e armários do quarto: estes são outros locais que o mofo gosta muito de estar. Portanto, previna-se deixando as portas e gavetas abertas sempre que possível, e abra bem as janelas dos quartos para a circulação de ar. Se o mofo já tiver se instalado, lave e seque muito bem as peças e limpe as prateleiras e gavetas com produto bactericida específico, eliminando os esporos e evitando que o mofo retorne.
O mofo deve ser combatido assim que percebido e detectado, pois sua presença é bastante prejudicial à saúde. Produtos bactericidas e fungicidas são mais eficazes na luta contra o mofo e outras bactérias e permite otimizar a limpeza garantindo um resultado mais eficiente por mais tempo. Contudo, a prevenção é sempre o melhor remédio contro o mofo e outras bactérias.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Hipertensão atinge 30% dos adultos no Brasil

Castramóvel chega em shopping da Capital com castração e vacina contra a raiva

Ministério da Agricultura confirma caso de gripe aviária no RS

Medicamento para o tratamento da Atrofia Muscular Espinhal chega ao SUS

Anvisa proíbe a venda e fabricação da 'Metbala', gummy com tadalafila

Governo de MS, em parceria com o Paraguai, irá mapear a saúde na área de fronteira

Vacinação contra a gripe tem novo local até as 22h nesta terça-feira

Governo de MS libera vacinação contra gripe para todos os públicos

Campo Grande já imunizou mais de 168 mil pessoas contra a Influenza
