O Saúde e Bem-Estar desta sexta-feira (14) trouxe um tema fundamental para a sociedade: a violência contra a mulher.
A entrevista com as advogadas Dra. Kelly Bernardo, vice-presidente da Comissão de Combate à Violência Doméstica da OAB, e Dra. Ana Arminda, secretária da mesma comissão, abordou as diversas formas de violência e seus impactos na saúde feminina.
O debate destacou que a violência doméstica não se restringe apenas ao feminicídio ou às agressões físicas. A violência psicológica, muitas vezes silenciosa, afeta diretamente a saúde mental das vítimas, causando transtornos como depressão, ansiedade e estresse crônico.
"Muitas mulheres vivem oprimidas dentro de casa, sendo constantemente xingadas e desvalorizadas por seus companheiros, o que impacta gravemente sua saúde", destacou a Dra. Ana.
A saúde mental fragilizada pode se manifestar em problemas físicos recorrentes. Mulheres vítimas de violência podem apresentar dores crônicas, cefaleias frequentes, insônia e sintomas como palpitações ou baixa imunidade.
Outro ponto abordado foi a importância da rede de saúde na identificação de casos de violência. Médicos, dentistas e ginecologistas, por exemplo, estão em contato direto com essas mulheres e podem perceber sinais sutis, como a presença contínua de um companheiro controlador em consultas ou a recorrência de doenças sexualmente transmissíveis e problemas ginecológicos.
Assista:
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

JD1TV: Psiquiatra defende o amor como base da saúde mental

JD1TV - Saúde e Bem-Estar: fé e espiritualidade para a qualidade de vida

JD1TV: "Sem autoconhecimento, não há saúde de verdade", afirma psiquiatra

JD1TV: Sentimento de culpa pode ser sinal de algo "fora do lugar" na vida, alerta psiquiatra

JD1TV - Especialista alerta: harmonização orofacial exige cuidado com produtos e profissionais

JD1TV: Idealização da maternidade adoece, alerta obstetra

JD1TV: "Qualidade de vida é mais sobre constância do que perfeição", alerta psiquiatra

JD1TV: Reposição hormonal vai além da estética e pode salvar casamentos, afirma especialista

JD1TV: Comportamento dos filhos pode refletir traumas dos pais, diz especialista
