O programa Saúde e Bem-Estar desta sexta-feira (21) destacou a importância da atenção psicológica dentro das escolas municipais.
Especialistas da Coordenadoria de Psicologia e Serviço Social Educacional (CPAE), o professor de Educação Física Allame Sander e a psicóloga e pedagoga Daiane Göedert explicaram como a iniciativa atua no suporte a estudantes que enfrentam dificuldades emocionais, como autolesão e ideação suicida.
O setor, criado pela Prefeitura de Campo Grande, conta com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, psicopedagogos e profissionais de educação física.
Juntos, eles realizam o acolhimento e acompanhamento dos alunos identificados pelos professores e diretores escolares como possíveis necessitados de apoio psicológico.
Os profissionais ressaltaram que muitas vezes os sinais de sofrimento emocional passam despercebidos pelos pais, devido à rotina corrida. Por isso, a capacitação de professores é essencial para reconhecer e encaminhar os casos aos especialistas.
Entre os principais fatores que afetam a saúde mental dos estudantes, destacam-se o bullying, o uso excessivo de telas e redes sociais e até mesmo situações de abuso. A iniciativa busca promover um ambiente escolar mais acolhedor e oferecer suporte para que os alunos possam superar seus desafios emocionais.
Assista:
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

JD1TV: Vigilância Sanitária intensifica fiscalização em clínicas de estética

JD1TV: Psicóloga analisa como autoconhecimento transforma relacionamentos; assista

JD1TV - Violência contra mulher: um problema de saúde pública

JD1TV: Conexão SM debate os desafios da comunicação nos relacionamentos

JD1TV: Secretária-Executiva da Mulher amplia projetos para saúde e capacitação feminina

JD1TV: Fisioterapeuta aponta benefícios de músculos ativos para a saúde mental

JD1TV: Especialistas alertam para aumento de diagnósticos equivocados de TDAH
