O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) tem sido cada vez mais diagnosticado na população, especialmente entre crianças e adolescentes. A estimativa é que entre 5% e 8% das pessoas tenham esse transtorno, que pode se manifestar na forma de déficit de atenção, hiperatividade ou ambos combinados.
No Conexão SM desta quarta-feira (19), a psiquiatra Silmara Medeiros e a neurologista Andréa Weimann alertaram para o risco de diagnósticos equivocados e do uso excessivo de medicações.
Durante o programa, as especialistas discutiram o tema, destacando a importância de um diagnóstico preciso e da atuação de uma equipe multiprofissional. "Muitas crianças e adolescentes que apresentam transtornos ansiosos acabam sendo diagnosticados erroneamente com TDAH", explicou Silmara.
Outro ponto levantado foi a crescente automedicação. "Temos observado pessoas chegando ao consultório já com um suposto diagnóstico baseado em pesquisas na internet e buscando remédios sem a devida orientação médica", disse Andréa.
Embora existam tratamentos medicamentosos eficazes, o uso indevido pode trazer consequências negativas. "Nem todo paciente precisa de remédio. Em muitos casos, uma abordagem terapêutica é suficiente para melhorar a qualidade de vida", completou.
Assista:
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

JD1TV - Especialista alerta: harmonização orofacial exige cuidado com produtos e profissionais

JD1TV: Idealização da maternidade adoece, alerta obstetra

JD1TV: "Qualidade de vida é mais sobre constância do que perfeição", alerta psiquiatra

JD1TV: Reposição hormonal vai além da estética e pode salvar casamentos, afirma especialista

JD1TV: Comportamento dos filhos pode refletir traumas dos pais, diz especialista

JD1TV: Envelhecimento saudável começa na infância, defende homeopata

JD1TV: Vigilância Sanitária intensifica fiscalização em clínicas de estética

JD1TV: Psicóloga analisa como autoconhecimento transforma relacionamentos; assista
