Ministros, integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) e senadores que compuseram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid estão na lista de pessoas espionadas ilegalmente pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
A Polícia Federal (PF) investiga se o aparato da Abin foi utilizado, durante o governo Bolsonaro, para espionar adversários políticos.
Como os principais alvos eram integrantes CPI da Covid, instalada para investigar irregularidades do governo Bolsonaro, a Ministra do Planejamento, Simone Tebet, um dos principais nomes da Comissão no Senado, entrou na lista da ação ilegal. Os três integrantes da mesa diretora do colegiado, Omar Aziz (PSD-AM), Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) e Renan Calheiros (MDB-AL), também estão na lista.
Ex-parceira política de Bolsonaro nas eleições de 2018, e crítica do ex-presidente, a senadora Soraya Thronicke, também figura na lista.
No último dia 25, o ex-diretor-geral da agência, Alexandre Ramagem, que é deputado federal pelo PL fluminense, foi alvo de busca e apreensão. Ele é suspeito de ter comandado o órgão paralelo. No entanto, o vereador carioca Carlos Bolsonaro (Republicanos) é considerado o "cabeça" da espionagem e foi alvo da Polícia federal no último dia 29 de janeiro.
A lista de monitorados inclui quatro ministros que participaram do governo do ex-presidente: Abraham Weintraub (Educação), Anderson Torres (Justiça e Segurança Pública), Flávia Arruda (Secretaria de Governo) e Carlos Alberto dos Santos Cruz (Secretaria de Governo).
Conforme divulgado pelo Jornal da Band, o trabalho da Polícia Federal é minucioso, pois as autoridades tem acesso aos números de telefones e não das pessoas espionadas, por isso a demora na divulgação dos nomes. Confira:
- Abraham Weintraub
- Anderson Torres
- Flávia Arruda
- Carlos Alberto dos Santos Cruz
- Kim Kataguiri
- Alexandre Frota
- Rodrigo Maia
- Otto Alencar
- Soraya Thronicke
- Renan Calheiros
- Rogério Carvalho
- Omar Aziz Humberto
- Costa Randolfe Rodrigues
- Simone Tebet
- Alessandro Vieira
- Roberto Barroso
- Gilmar Mendes
- Alexandre de Moraes
- João Dória
- Camilo Santana