Para facilitar e reduzir o tempo de abertura de empresas em Mato Grosso do Sul, o governador Eduardo Riedel lançou nesta segunda-feira (13) o ‘Balcão Único MS Agiliza – Empresas’. A ação ficará a cargo da JUCEMS (Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul), onde por meio de um formulário único, gratuito e digital, os empresários poderão iniciar negócios com mais agilidade.
O lançamento aconteceu no Sebrae e em sua fala, o governador destacou que esse é mais um passo na desburocratização para fomentar a economia do estado junto com o crescimento da digitalização e da internet, no poder público.
“Hoje a gente consegue colocar no balcão de negócios: saúde, segurança pública, educação, toda evolução cartorária dentro desse processo, num clique, porque está tudo interligado. Trazendo assim maior competitividade para o Mato Grosso do Sul, com a facilidade de fazer negócio, dar o crédito a quem quer empreender”, disse Riedel.
Conforme o projeto, a coleta dos dados dos futuros empresários será feita pelo sistema Integrador Estadual da JUCEMS, enviando informações aos órgãos envolvidos no registro e funcionamento empresarial, como municípios, Secretaria de Estado de Fazenda, Secretaria Municipal de Finanças, órgãos ambientais e Receita Federal.
Atualmente em Mato Grosso do Sul, o tempo total para abertura de empresas no geral é de 15 horas. São em média 3 horas para registro e 12 horas para viabilizar o negócio. Com a implantação do ‘Balcão Único MS Agiliza – Empresas’, esse tempo seria reduzido para 10 minutos para abertura de empresas de baixo risco, com isenção da taxa de serviços públicos na JUCEMS, destacou o diretor presidente da Junta Comercial, Nivaldo Domingos da Rocha.
O ‘Balcão Único’ simplificará procedimentos, oferecendo respostas automáticas e imediatas sobre viabilidade de endereço, nome empresarial, registro, inscrições municipal e estadual, alvarás, licenças e/ou dispensas para atividades de baixo risco. Isso não só facilitará a abertura de empresas, mas também melhorará os serviços prestados aos cidadãos.
O projeto é uma parceria entre o governo do estado, por meio da SEMADESC (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), com o Sebrae e a JUCEMS.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

JD1TV: Camila Jara revela diagnóstico de câncer

Riedel anuncia incentivos fiscais para instalação de fábrica de celulose em Bataguassu

Nikolas Ferreira vem à Capital no dia 16 de maio

Paulo Duarte volta a cobrar mineradoras sobre pagamento de Compensação Financeira

Vereadores aprovam projeto que atende demanda de mães atípicas na Capital

Vereadores votam parecer em projeto de instalação de câmeras em salas de aula

Deputados analisam PL que amplia licença-maternidade e cria cargos na Ageprev

Leilão da Rota da Celulose terá R$ 10,1 bilhões em investimentos

Nelsinho quer aeroporto "meio Brasil, meio Paraguai" na fronteira de MS
