O governador Eduardo Riedel participou da abertura oficial da Caravana da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste), na manhã desta segunda-feira (28), em Campo Grande. A superintendente da Sudeco, Rose Modesto, também participou do evento ao lado do governador e da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.
Com o objetivo de abordar temas relacionados aos fundos constitucionais, levando orientações para facilitar o acesso ao crédito pelos pequenos e médios empresários da região a fim de promover o desenvolvimento local com a geração de empregos e renda, serão promovidos dois três de ação, no Mercadão Municipal da Capital.
O governador Eduardo Riedel destacou a importância da Sudeco não apenas para Mato Grosso do Sul, mas para toda região do Centro-Oeste. “Com R$ 2,2 bilhões de recursos repassados via fundo do Centro-Oeste. Onde a Rose tem trabalhado muito em busca de alternativas ao FCO, não só ao fundo condicional, que vai para empresariado industrial, comercial e rural. Fazer o lançamento no Mercadão também é simbólico, dizendo com todos os parceiros presentes que têm um direcionamento para o pequeno, para o médio, para fomentar toda essa cadeia de produção”.
A ação também levará orientações a respeito dos convênios, compreendendo todas as suas fases, desde a celebração, elaboração de projeto básico, acompanhamento da execução dos instrumentos, prestação de contas e demais informações acerca do assunto.
Durante sua fala, a superintendente da Sudeco, Rose Modesto, apontou que uma das metas é facilitar o crédito para as pequenas e micro empresas. “A gente sabe o quanto o comércio, o pequeno e o médio sofreram muito desde a pandemia, então a ideia é facilitar esse crédito. Todas as instituições financeiras estão aí, o Sebrae que é um grande parceiro também que vai ajudar na preparação desses projetos. Às vezes a pequena e a média empresa não tem conhecimento, é importante também explicar como é que funciona, auxiliar nesses projetos de carta consulta e assim fazer com que o Centro-Oeste continue sendo uma região rica, mas que tenha uma renda melhor distribuída e nada melhor do que fortalecer o empresário, o pequeno e o médio que é onde está o maior número de empregos”, comentou.
Uma segunda edição da caravana deve voltar para Mato Grosso do Sul em 2024, com atendimentos mais regionalizados, passando em outros municípios. Este ano, a Caravana da Sudeco deve passar ainda por Goiás, Mato Grosso e encerrar o atendimento no Distrito Federal.
Também presente no evento, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, comentou sobre a entrega Orçamento da União ao Congresso Nacional e relembrou de quando seu pai foi nomeado o primeiro superintendente da Sudeco.
“Dia 31 deste mês, o Orçamento da União será entregue para o Congresso Nacional, num compromisso social com o país, para colocar os recursos certos suficientes para resolvermos os problemas e as demandas da população brasileira e da população de Mato Grosso Sul. Vai mais de 30 anos quando meu pai foi nomeado o primeiro superintendente da Sudeco desde a sua criação, depois da redemocratização do Brasil. Lembro o carinho e dedicação que ele teve com a região Centro-Oeste, mas sempre dizendo: “vou servir ao Brasil servindo primeiro o Mato Grosso Sul”, e é isso que eu procuro fazer em Brasília”, destacou.
Ao longo da programação, estarão presentes nas tendas de atendimento representantes da Sudeco, do Governo Federal e das instituições financeiras parceiras. O atendimento ao público acontece da 9h às 16h, no Mercadão Municipal de Campo Grande, localizado na Rua Sete de Setembro, nº 65 – Centro.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

JD1TV: Camila Jara revela diagnóstico de câncer

Riedel anuncia incentivos fiscais para instalação de fábrica de celulose em Bataguassu

Nikolas Ferreira vem à Capital no dia 16 de maio

Paulo Duarte volta a cobrar mineradoras sobre pagamento de Compensação Financeira

Vereadores aprovam projeto que atende demanda de mães atípicas na Capital

Vereadores votam parecer em projeto de instalação de câmeras em salas de aula

Deputados analisam PL que amplia licença-maternidade e cria cargos na Ageprev

Leilão da Rota da Celulose terá R$ 10,1 bilhões em investimentos

Nelsinho quer aeroporto "meio Brasil, meio Paraguai" na fronteira de MS
