Com o foco em possibilitar que tutores e protetores forneçam alimentação de qualidade aos pets, já que estes precisam ter suas necessidades nutricionais atendidas, o vereador da Câmara Municipal de Dourados Mauricio Lemes (PSB), pretende baratear os preços das rações para cães e gatos em Mato Grosso do Sul.
A iniciativa coloca MS em posição de referência na causa animal. Diante disso, foi encaminhada uma indicação sobre o tema ao Governo do Estado.
Na indicação 2.033/23, o vereador pede que o governo analise a possibilidade de redução da alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre os preços de vendas das rações.
“Observamos um aumento significativo nos preços. Infelizmente, isso tem levado muitos tutores, protetores e associações de defesa e proteção animal ao endividamento”, ressaltou ele.
Considerados membros das famílias, o parlamentar entende que a alimentação dos animais seja tão essencial quanto a dos seres humanos, merecendo assim ter carga tributária equivalente, e não mais alta, como já ocorre.
De acordo com dados da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), mais da metade, sendo 54,2%, dos preços das rações para os consumidores finais é voltada a impostos - incluindo o ICMS. Quando comparada aos Estados Unidos, esse índice é de somente 6,6%. Isto acontece porque no Brasil as comidas dos animais ainda são classificadas como itens não essenciais.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Menor é detido com drogas e dinheiro de tráfico em ação no Anhanduizinho

Sem previsão de alta, Bolsonaro segue internado em observação

Quadro de saúde de Bolsonaro é estável

Argentina sediará reunião informal com chanceleres do Mercosul

Réu por tentativa de golpe, Bolsonaro é internado com 'dores abdominais'

STF julgará no dia 25 de abril mulher que pichou estátua 'A Justiça'

Dagoberto ganha medalha em reconhecimento por atuação em defesa do agro

Lula confirma Pedro Lucas como novo ministro das Comunicações

Nelsinho apresenta proposta que torna obrigatória a educação financeira nas escolas
