Menu
Menu
Busca quarta, 04 de dezembro de 2024
Política

Projeto com resoluções pacíficas de conflitos em escolas de MS é aprovado

Deputados aprovaram outras seis propostas nesta terça-feira (3)

03 dezembro 2024 - 15h12Brenda Leitte, com ALEMS    atualizado em 03/12/2024 às 15h28

Os deputados e deputadas estaduais votaram sete propostas na ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) durante a Ordem do Dia desta terça-feira (3). A maior parte é de autoria do Poder Executivo para alteração de leis que tratam sobre carreiras administrativas, para conceder reajustes setoriais e fazer reorganização dos quadros.

Segunda discussão

De autoria do deputado Roberto Hashioka (União), o Projeto de Lei 207/2023 foi aprovado por unanimidade. Ele dispõe sobre ações e instrumentos para a resolução de conflitos nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul. Segundo a proposta, essa política, entre outros objetivos, visa a “solução pacífica e harmoniosa dos conflitos oriundos das relações interpessoais entre os atores envolvidos direta ou indiretamente nos processos educacionais”, como, por exemplo, usando a justiça restaurativa. Segue para votação em Redação Final, por ter sofrido emenda.

Também foi aprovado em segunda discussão o Projeto de Lei 213/2024, de autoria do Poder Judiciário, que acrescenta o inciso II ao artigo 88 e o artigo 107-A à Lei 3.310, de 14 de dezembro de 2006. O objetivo da alteração é instituir adicional ao servidor lotado ou designado para atuar presencialmente em comarca de difícil provimento, assim considerada em lei ou em regulamento editado por este Poder Judiciário, cujo valor corresponderá a 10% do seu vencimento-base. Vai ao expediente para sanção governamental.

O Projeto de Lei 245/2024, do Poder Executivo, que altera a redação dos Anexos das Leis 4.188, de 17 de maio de 2012; 4.196, de 23 de maio de 2012, 4.455, de 18 de dezembro de 2013; 4.494, de 3 de abril de 2014, e 4.889, de 26 de julho de 2016 foi aprovado em segunda discussão. Entre os objetivos principais está alterar a redação dos anexos das Leis que tratam das tabelas de subsídios de servidores do Poder Executivo Estadual das Carreiras para conceder reajuste setorial a seus integrantes: Gestão de Atividades de Desenvolvimento Agrário, Fiscalização e Defesa Sanitária, Gestão de Assistência e Cidadania e Gestão de Ações de Defesa do Consumidor, Gestão para o Desenvolvimento do Trabalho e Gestão de Atividades Culturais. Segue ao expediente para sanção.

Ainda de autoria do Executivo, foi aprovado o Projeto de Lei 246/2024 altera a redação e acrescenta dispositivos à Lei nº 5.780, de 13 de dezembro de 2021, nos termos que menciona, e dá outras providências. Segundo o texto, a organiza a carreira Gestão de Planejamento e Orçamento, integrada por cargos efetivos do Grupo Gestão Governamental do Plano de Cargos, Empregos e Carreiras do Poder Executivo Estadual, com o objetivo de reestruturar os cargos, as classes e as referências do desenvolvimento funcional dos integrantes. Vai ao expediente.

Já o Projeto de Lei 247/2024 altera a redação e acrescenta dispositivos na Lei 6.179, de 21 de dezembro de 2023, que dispõe sobre os cargos, as atribuições e o sistema remuneratório dos servidores da carreira Procurador de Entidades Públicas, em extinção, e dá outras providências. A matéria, do Poder Executivo, define, entre outras coisas, que a promoção funcional da carreira ocorrerá “exclusivamente pelo critério de merecimento, mediante a movimentação do servidor entre classes e referências”. Segue ao expediente.

Com a presença de membros da categoria em plenário, foi aprovado o Projeto de Lei 248/2024 altera a redação de dispositivo da Lei nº 401, de 22 de novembro de 1983, e acrescenta dispositivos à Lei nº 5.149, de 27 de dezembro de 2017, nos termos que especifica. A proposta possibilitará o pagamento de verba indenizatória denominada plano de assistência médico-social aos servidores ativos e aos aposentados da carreira Atividades de Apoio Fazendário, a ser custeada pelo Funfaz (Fundo Especial de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento das Atividades Fazendárias), instituído pela Lei nº 401, de 22 de novembro de 1983. Segue ao expediente para sanção governamental.

Primeira discussão

Em primeira discussão foi aprovado o Projeto de Lei 269/2023, da deputada Lia Nogueira (PSDB), que trata sobre o uso de carrinhos de compras adaptados, em hipermercados e supermercados, para atender às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Segue para análise das comissões de mérito. A matéria segue para análise das comissões de mérito.

 

JD1 Notícias

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.

Reportar Erro
Jooy Informe Dez24

Deixe seu Comentário

Leia Também

Senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS)
Política
Soraya 'bate boca' com Ciro Nogueira durante a CPI das Bets
Deputado Gerson Claro, ministro Luís Roberto Barroso e o governador Eduardo Riedel
Política
Barroso recebe o título de cidadão sul-mato-grossense
Riedel apresenta balanço de 2024 e expectativas para 2025 à Alems
Política
Riedel apresenta balanço de 2024 e expectativas para 2025 à Alems
Foto: Fabiana Silvestre
Política
Deputados votam reajuste na remuneração de servidores de carreira
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Política
Lula vai à Ribas para inauguração de fábrica da Suzano
Senadora Soraya Thronicke
Política
"Ninguém está acima da lei": Soraya comenta sobre o afastamento de desembargadores
TJ não vê ilegalidade na lista do TCE-MS que mostra prefeitos com 'contas sujas'
Justiça
TJ não vê ilegalidade na lista do TCE-MS que mostra prefeitos com 'contas sujas'
Câmara recebe textos do pacote de corte de gastos
Política
Câmara recebe textos do pacote de corte de gastos
Mais um vereador tem contas rejeitadas na Capital
Política
Mais um vereador tem contas rejeitadas na Capital
Lula se encontra com presidente do Uruguai para discutir acordo Mercosul-EU
Política
Lula se encontra com presidente do Uruguai para discutir acordo Mercosul-EU

Mais Lidas

Porsche Cayenne S de Arthur Torres Rodrigues Navarro
Justiça
Justiça determina venda de Porsche envolvido em acidente fatal na Capital
JD1TV: Policial militar mata motociclista com tiros à queima-roupa no meio da rua
Polícia
JD1TV: Policial militar mata motociclista com tiros à queima-roupa no meio da rua
Desembargadores Sideni Soncini Pimentel e Vladimir Abreu da Silva
Justiça
CNJ arquiva denúncia contra Sideni e Vladimir em processo disciplinar
Jhonathan morreu com um tiro na cabeça
Polícia
Jardineiro é mantido preso após matar servente com tiro na cabeça na Vila Popular