Menu
Menu
Busca sexta, 11 de abril de 2025
TJMS Abr25
Política

Planos de saúde agora deverão justificar negativa de cobertura ao usuário

Projeto é de autoria do deputado Paulo Duarte (PSB)

01 outubro 2024 - 15h51Da Redação    atualizado em 01/10/2024 às 16h12
São Julião

Foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (1º), a Lei 6.313 de 2024, de autoria do deputado estadual Paulo Duarte (PSB), que dá nova redação e acrescenta dispositivos à Lei 3.885 de 2010. A nova regra dispõe sobre a obrigatoriedade do fornecimento ao consumidor de informações e documentos, pelas operadoras de planos ou seguros privados de assistência à saúde, no caso de negativa de cobertura.

Conforme a lei, as operadoras deverão justificar a negativa de cobertura parcial ou total de exames, procedimentos médicos, cirúrgicos ou de diagnóstico, bem como de tratamento e internação, no prazo de 24 horas após a comunicação, por meio de aplicativo próprio, via sistema médico ou SMS. 

As informações também poderão ser encaminhadas via correio eletrônico ou qualquer outro meio, conforme opção do segurado, desde que assegurado o seu recebimento. A operadora deverá entregar ao consumidor, independente de solicitação, o comprovante constando o motivo da recusa de forma clara, sem expressões vagas, abreviações ou códigos.

No documento deverão constar o nome do cliente, número do contrato do plano de saúde, a razão ou denominação social da operadora ou seguradora, o número do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), endereço e uma via da guia de requerimento para autorização da cobertura.

“As operadoras ou seguradoras designam unilateralmente todas as cláusulas do contrato, sem qualquer participação do usuário, obrigando o consumidor a acatar as coberturas dispostas. Entendendo os contratos como instrumentos respaldados pelo Direito do Consumidor, as condutas de lealdade, informação, lisura, cooperação e boa-fé, também devem ser mais do que visíveis, garantindo o equilíbrio contratual entre as partes”, destacou Duarte.

 

JD1 Notícias

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.

Reportar Erro
São Julião

Deixe seu Comentário

Leia Também

Senador Nelsinho Trad (PSD-MS)
Política
Nelsinho apresenta proposta que torna obrigatória a educação financeira nas escolas
Presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems)
Política
Gerson destaca importância da fábrica da Arauco para o crescimento de MS
Deputados lamentam morte de mulher e filhos em acidente gravíssimo na BR-060
Política
Deputados lamentam morte de mulher e filhos em acidente gravíssimo na BR-060
Freepik
Política
Deputados votam proposta contra endividamento em apostas virtuais
Identidade Visual MPMS -
Interior
MP manda prefeita exonerar cunhado e pede fim do nepotismo em Sonora
Presidente Lula
Política
Lula sinaliza nomeação de Pedro Lucas para as Comunicações
Câmara homenageia profissionais do agronegócio com a Medalha Tereza Cristina
Política
Câmara homenageia profissionais do agronegócio com a Medalha Tereza Cristina
Foto: Pedro Ernesto
Política
Deputado discute pavimentação da MS-244 e MS-270 com secretário de Infraestrutura
O objetivo é elaborar um diagnóstico sobre as dificuldades, violências e violações de direitos enfrentadas por pessoas indígenas LGBTQIA+
Brasil
MS e Governo Federal firmam parceria para defesa de indígenas LGBTQIA+
Deputado federal Gilvan da Federal (PL-ES)
Política
Deputado pode ser investigado após dizer que queria Lula morto

Mais Lidas

Trump reage a aumenta para 125% as tarifas contra a China
Economia
Trump reage a aumenta para 125% as tarifas contra a China
Adolescente é estuprado em casa abandonada após sair da escola em Campo Grande
Polícia
Adolescente é estuprado em casa abandonada após sair da escola em Campo Grande
Criminosos são presos no Jardim São Lourenço após roubarem carro e serem perseguidos
Polícia
Criminosos são presos no Jardim São Lourenço após roubarem carro e serem perseguidos
Camelódromo no centro de Campo Grande
Polícia
Morador de rua é destratado ao tentar comprar café no camelódromo