Menu
Menu
Busca quarta, 30 de outubro de 2024
Política

Ordem do Dia: Unificação das carreiras de papiloscopistas em MS segue à sanção

Deputados aprovaram seis projetos na sessão plenária desta quarta-feira (30)

30 outubro 2024 - 14h09Brenda Leitte, com ALEMS

Os deputados da ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) apreciaram e aprovaram seis projetos na sessão plenária desta quarta-feira (30), durante a Ordem do Dia.

Em segunda discussão, foram aprovados três projetos, todos seguem à sanção. O Projeto de Lei Complementar 12/2024, de autoria do Poder Executivo, altera a redação e acrescenta dispositivos na Lei Complementar 114, de 19 de dezembro de 2005, nos termos que especifica. O projeto objetiva reunir na estrutura da carreira Perito Oficial Forense os cargos Perito Oficial Forense e Perito Papiloscopista.

Aprovado em segunda discussão o Projeto de Lei 190/2024, também do Executivo, que autoriza a JUCEMS (Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul) a isentar o devido preço público dos seus serviços, nos termos que especifica, e dá outras providências. De acordo com a proposta, a isenção é para os serviços que compreendam o fornecimento de certidões aos órgãos públicos e às entidades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, dos Estados, do Distrito Federal e da União, o compartilhamento de dados do Cadastro Estadual de Registro de Empresas Mercantis e Atividades Fins, a consulta aos seus assentamentos, e o fornecimento de relatórios aos órgãos e às entidades envolvidos no processo de registro e de legalização de empresas. 

Por fim, aprovado em segunda discussão o Projeto de Lei 222/2024, que altera a redação de dispositivos da Lei 3.150, de 22 de dezembro de 2005, e da Lei 6.307, de 13 de setembro de 2024, nos termos que menciona. A proposta legislativa visa alterar o conceito de doença incapacitante previsto no artigo 19-E da Lei 3.150, de 22 de dezembro de 2005, com a redação dada pela Lei 6.307, de 13 de setembro de 2024, e a promover a consequente adequação redacional dos artigos 19-C e 19-D da mesma Lei. O texto também altera a redação do artigo 2º da Lei 6.307, de 2024, para possibilitar a sua imediata aplicação para todos aqueles que já tenham obtido o reconhecimento do acometimento por doença prevista no artugi 6º, inciso XIV, da Lei Federal 7.713, de 22 de dezembro de 1988, pela perícia médica oficial.

Primeira discussão

Em primeira discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 213/2024, do Poder Judiciário, que acrescenta dispositivos à Lei 3.310, de 14 de dezembro de 2006. O objetivo da alteração é instituir adicional ao servidor lotado ou designado para atuar presencialmente em comarca de difícil provimento, assim considerada em lei ou em regulamento editado por este Poder Judiciário, cujo valor corresponderá a 10% do seu vencimento-base. A matéria volta para nova análise em plenário, em segunda discussão. 

Discussão única

Dois projetos foram apreciados em discussão única, ambos para a concessão do Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense. O Projeto de Resolução 110/2024, de autoria dos deputados Marcio Fernandes (MDB), Gerson Claro (PP) e Lidio Lopes (Patriota), que concede o Título de Cidadão Sul-mato-grossense a quem especifica; e o Projeto de Resolução 112/2024, de autoria do deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos). Ambos foram aprovados e seguem para promulgação e publicação em Diário Oficial Eletrônico da ALEMS.

 

JD1 Notícias

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro
Política
Governo Maduro afirma que irá tomar as "medidas necessárias" contra o Brasil
Deputado Junior Mochi, presidente da Comissão de Acompanhamento do Processo de Relicitação ou Repactuação do Contrato de Concessão
Política
Deputados cobram a bancada federal e ao TCU sobre duplicação na BR-163
Foto: Chico Ribeiro
Política
União dos cargos de perícia em uma carreira passa por segunda discussão
Deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) ao lado do presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP-AL)
Política
Lira anuncia Hugo Motta como seu candidato à presidência da Câmara
Deputado estadual Paulo Duarte (PSB)
Política
Paulo Duarte quer maior fiscalização da Anatel em MS
Câmara terá comissão especial para analisar a PL da anistia do 8 de Janeiro
Política
Câmara terá comissão especial para analisar a PL da anistia do 8 de Janeiro
Presidente russo Vladimir Putin
Política
Putin anuncia exercícios nucleares após simulação da Otan
Deputado Paulo Corrêa
Política
Renais crônicos serão reconhecidos como deficientes em MS
Governo apresenta amanhã novas regras sobre o transporte aéreo de animais
Política
Governo apresenta amanhã novas regras sobre o transporte aéreo de animais
Sessão na Câmara Municipal
Política
Vereadores aprovam alterações complementares no Refis

Mais Lidas

Advogada Camila Cavalcante Bastos - Foto: Arquivo
Justiça
Camila explica seu afastamento
Socorrista do Paraná atende acidente e descobre que vítimas eram irmão e cunhada
Polícia
Socorrista descobre que irmão e cunhada morreram ao atender acidente em rodovia
Haroldson Loureiro Zatorre, era indicado para tesoureiro da CAAMS na chapa "Renovação: OAB de Todos" -
Política
Mais um advogado deixa eleição da OAB-MS
Foto: Pixabay
Brasil
Portaria prorroga por mais 180 dias emergência zoossanitária devido ao vírus H5N1