Menu
Menu
Busca segunda, 28 de abril de 2025
Política

Nos EUA, Lula tem encontros com Macron e Rei da Jordânia

Presidente participou da Assembleia Geral da ONU em Nova York

25 setembro 2024 - 11h24Luiz Vinicius, com informações da Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve encontro bilateral com o presidente da França, Emmanuel Macron, nesta terça-feira (24), em Nova York, em agenda paralela à 79ª Assembleia das Nações Unidas. Segundo o governo brasileiro, os dois líderes conversaram sobre cooperação na área industrial e de defesa e discutiram a questão dos vistos na fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa.

Lula e Macron também falaram sobre o Ano do Brasil na França e o Ano da França no Brasil, em 2025, quando os dois países celebrarão os 200 anos de relações diplomáticas.

Os dois presidentes também conversaram sobre o conflito na Ucrânia, a situação da Venezuela e a cooperação com o Haiti para a segurança e o desenvolvimento do país caribenho.

Mais cedo, Lula também se reuniu com o Rei Abdullah II, da Jordânia, em Nova York.

Na conversa, segundo a Presidência da República, o principal assunto foi o conflito no Oriente Médio, com foco na crise humanitária resultante da guerra de Israel na Faixa de Gaza e, agora, no Líbano.

Primeiro chefe de Estado a discursar no debate da 79ª Assembleia Geral da ONU, Lula afirmou que o Brasil não vai tolerar crimes ambientais e prometeu o fim do desmatamento ilegal até 2030.

Durante a tarde, em outro evento paralelo, em defesa da democracia, o presidente criticou a quebra de confiança do regime democrático, abalado pelo agravamento da exploração capitalista, abrindo espaço para extremismo e forças totalitárias.

A agenda de Lula em Nova York prossegue nesta quarta-feira (25), com reuniões bilaterais previstas com os presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa; da Colômbia, Gustavo Petro; e da Guatemala, Bernardo Arévalo.

Além disso, o presidente deve participar da abertura de uma Reunião Ministerial do G20 e de um almoço de trabalho sobre o Novo Pacto Financeiro Global.

Antes de embarcar de volta para Brasília, o presidente brasileiro deve conceder uma coletiva de imprensa para fazer um balanço da viagem.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Procurador Alexandre Magno Benites de Lacerda -
Política
Alexandre Magno deve ser indicado pelo MPMS para vaga no CNMP
Foto:
Política
PSDB de Campo Grande terá que devolver mais de R$ 97 mil ao Tesouro Nacional
Ex-presidente Jair Bolsonaro
Política
"Fica bom logo, vovô Jair": Bolsonaro publica vídeo de netos pedindo sua melhora
Imagem Ilustrativa
Política
Comissão da Câmara aprova projeto de combate à pedofilia virtual
Collor está preso em Maceió
Política
STF forma maioria para manter prisão do ex-presidente Collor
Presidente Lula e a comitiva brasileira
Política
Lula e comitiva prestam homenagem ao papa Francisco durante velório no Vaticano
Basílica de São Pedro, no Vaticano
Política
Lula e comitiva desembarcam em Roma para funeral do papa Francisco
Fernando Collor de Mello -
Justiça
STF decidirá continuidade da prisão de Fernando Collor em plenário
Governador Eduardo Riedel e demais autoridades -
Cidade
Usina de hidrogênio inaugurada na UFMS vai "desbravar fronteiras", diz Riedel
Comissão Permanente em defesa da criança e adolescente passa a operar na Assembleia
Política
Comissão Permanente em defesa da criança e adolescente passa a operar na Assembleia

Mais Lidas

Empresário não resistiu aos ferimentos
Polícia
Amigos lembram de legado e da pessoa que foi Neto Coelho: 'de coração enorme'
Empresário Neto Coelho morreu em SP
Polícia
Empresário de MS, Neto Coelho morre em acidente durante prova da Driver Cup em SP
Homem invade salão de beleza e mata ex-namorada com 10 tiros; veja vídeo
Geral
Homem invade salão de beleza e mata ex-namorada com 10 tiros; veja vídeo
Polícia Militar esteve no local dos fatos
Polícia
'Se entrar vão tomar': suspeito peita PM em abordagem e morre em confronto na Capital