O senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, recebeu na tarde desta terça-feira (22) uma delegação de parlamentares chilenos na Liderança do PSD, onde discutiram o avanço da Rota Bioceânica.
Representando Mato Grosso do Sul, onde passa trecho da obra de integração sul-americana, Nelsinho conduziu a comitiva ao Plenário do Senado e à Comissão de Relações Exteriores, onde reforçou a defesa da diplomacia parlamentar como ferramenta para fortalecer relações bilaterais.
“A Rota Bioceânica liga Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, reduzindo o tempo e o custo do transporte até os mercados do Pacífico, especialmente a Ásia. Em tempos de crise e tarifas, precisamos consolidar alternativas logísticas que deem mais competitividade às exportações brasileiras”, afirmou o senador.
O presidente do Senado chileno, Manuel José Ossandón, destacou o potencial geopolítico da conexão entre os oceanos Atlântico e Pacífico por meio da obra. “Une o Atlântico ao Pacífico e abre as portas para a Ásia. Reduz dias, custos e conecta países que querem crescer juntos. O Brasil é um sócio estratégico para o Chile”, comentou.
Também participaram da delegação a deputada Daniela Serrano e o senador Gastón Saavedra, que destacaram a importância do projeto para garantir amplo potencial de venda para os agricultores chilenos. “Cada agricultor no Chile teme não conseguir vender sua produção. Projetos como a Rota Bioceânica garantem desenvolvimento e estabilidade”, afirmou a deputada chilena.
“Essa articulação entre os parlamentos fortalece os laços e abre caminhos para cooperação concreta entre os países do Sul”, completou Saavedra.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Governo de MS anuncia investimentos em Dourados

Governo protocola na Alems projeto de reajuste anual dos servidores públicos

Bolsonaro retira sonda do nariz e inicia dieta líquida

Rose Modesto reafirma postura de oposição na Capital após vínculo entre PP e União Brasil

Justiça condena Nikolas por discurso transfóbico na Câmara

Riedel autoriza construção de 479 casas do programa 'Oga Porã' em MS

"A sociedade não aceita mais esse tipo de ação", diz Riedel sobre bloqueios do MST

Daniel assina posse na presidência da União das Câmaras de MS

Assembleia analisa PL para divulgação de medicamentos ofertados pela Farmácia Popular
