Na manhã desta terça-feira (29), o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góis, participou da assinatura da Governança do Pacto das Águas, no Bioparque, em Campo Grande. O Pacto é uma ação do MIDR com o governo de Mato Grosso do Sul e a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), para fortalecer a relação institucional, aumentar a cooperação para o aprimoramento da gestão de recursos hídricos, da regulação dos serviços de saneamento.
Durante o evento, Waldez destacou que o processo já está perto de ser concluído com as 27 unidades da federação. “O que estamos fazendo, com todos os estados brasileiros, diante sobretudo das mudanças climáticas é uma série de medidas que estão sendo adotadas para ter a governança das águas, sejam federais ou não pactuada com os estados”, comentou.
Em complemento, o ministro informou que o Pacto pode ser fundamental para contribuí para o controle e manutenção da água. “Essa dinâmica contribui muito para que a gente não só cuide desse bem elementar enquanto fonte, mas também enquanto uso na regulação, de maneira que o governo central e os governos estaduais tenham melhor governança sobre esse bem essencial para a vida, para a produção, para o consumo humano”, disse Waldez Góis.
O vice-governador de Mato Grosso do Sul, Barbosinha, comentou que o estado caminha para a universalidade de serviços de coleta e tratamento de esgoto. “Somos banhados por duas das maiores bacias hidrográficas do Brasil. Por tanto, a questão da irrigação também é fundamental para que nós tenhamos com a ANA, Sanesul e Semadesc todo um encaminhamento e regras claras para a utilização deste bem tão precioso”.
O ministro cumpre agenda em Campo Grande deste a manhã de segunda-feira (28), quando chegou para o lançamento da Caravana da Sudeco.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Leilão da Rota da Celulose terá R$ 10,1 bilhões em investimentos

Nelsinho quer aeroporto "meio Brasil, meio Paraguai" na fronteira de MS

Lula demite Cida Gonçalves e nomeia Márcia Lopes como ministra das Mulheres

Bolsonaro tem alta prevista para domingo

Dilma critica guerra tarifária de Trump e alerta para impacto na 'desdolarização' global

PT tem disputa por presidência em diretório da Capital

Vereadores entram na Justiça para derrubar eleição da mesa diretora em Rio Brilhante

Coligação perde recurso contra vereador por abuso de poder em Rio Verde

PSDB avalia 'superfederação' com o Republicanos após fusão com o Podemos
