Após cinco anos tramitando no Congresso Nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.817/2024, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (17), que estabelece diretrizes para a valorização de professores da rede pública.
A lei assegura plano de carreira, formação continuada e condições de trabalho, como a jornada de trabalho de 40 horas. Também são alcançados pelas diretrizes outros “detentores da formação requerida em lei”, como diretores e administradores escolar, inspetores, supervisores e orientadores educacionais, além de pessoas com formação técnica ou superior em área pedagógica que exerçam funções de suporte técnico e administrativo.
As diretrizes recém aprovadas possibilitam progressão funcional periódica e o estímulo ao desenvolvimento profissional, em que levem em conta as titulações e formação continuada, a avaliação de desempenho e experiência profissional, além da assiduidade.
Também foi assegurado piso atrativo e progressão que estimule a carreira, além de especificar que sejam consideradas as especificidades das redes de ensino, além de atribuições adicionais e dedicação exclusiva, com a concessão de gratificações e adicionais.
Outra garantia estabelecida pela lei foi a da jornada de trabalho de 40 horas semanais, que deverá ter parte dedicada a estudos, planejamento e avaliação, além da garantia da integração do trabalho individual com a proposta pedagógica da instituição de ensino.
Condições como número adequado de estudantes e de turmas por profissional, além da garantia de um ambiente físico saudável e seguro, também foram garantidas.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Lula demite Cida Gonçalves e nomeia Márcia Lopes como ministra das Mulheres

Bolsonaro tem alta prevista para domingo

Dilma critica guerra tarifária de Trump e alerta para impacto na 'desdolarização' global

PT tem disputa por presidência em diretório da Capital

Vereadores entram na Justiça para derrubar eleição da mesa diretora em Rio Brilhante

Coligação perde recurso contra vereador por abuso de poder em Rio Verde

PSDB avalia 'superfederação' com o Republicanos após fusão com o Podemos

Vereador condenado por racismo queria acordo e tentou barrar julgamento no TJMS

Governo de MS anuncia investimentos em Dourados
