Interlocutores anteciparam que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne com a senadora Simone Tebet (MDB-MS) e pode colocar dois ministérios à escolha da parlamentar, que o apoiou no segundo turno, após ficar em 3° lugar na disputa presidencial.
As opções são Planejamento ou Meio Ambiente, sendo que a pessoas próximas, Simone havia citado a vontade de ocupar a pasta do Desenvolvimento Social, que na quinta-feira (23) foi designada para o ex-governador e senador eleito Wellington Dias (PT-PI), que atuou diariamente no Congresso para viabilizar a manutenção dos R$ 600 do futuro Bolsa Família.
O MDB dá como certo que a senadora será ministra, a não ser que se recuse a ser indicada para essas pastas. Além disso, a sigla conta com um indicado da Câmara e outro do Senado, totalizando três ministérios.
Na área ambiental, um empecilho apontado pela senadora a aliados é que se sentiria “tomando espaço” da deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP), que apoiou Lula desde o primeiro turno e é internacionalmente reconhecida no setor.
Caso vingue a alternativa para o Planejamento, Tebet serviria como “fiadora” do governo Lula junto ao mercado financeiro e a agentes econômicos.
JD1 No Celular
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Reportar Erro