O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), sinalizou para a possibilidade de a Casa Legislativa votar, ainda nesta terça-feira (28), a taxação de compras internacionais de até US$ 50, após a sessão do Congresso Nacional.
A medida foi incluída no Projeto de Lei (PL) 914/2024, que institui o Programa de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), do Governo Federal, e acabaria com a isenção de taxação para compras internacionais abaixo do valor, que fica em torno de R$ 250 na cotação atual.
“Se isso for entrando na consciência e na tranquilidade das bancadas para que a gente possa fazer hoje, após a sessão do Congresso, uma discussão serena, é o ideal. O relator teve na reunião com os líderes, eu estive com o presidente Lula tratando desse assunto hoje”, enfatizou.
O parlamentar ainda apontou que o relator do projeto, o deputado Átila Lira (PP-PI), apresentou alternativas ao governo para encontrar um equilíbrio para aprovação da taxação, no entanto, tem encontrado dificuldades.
“O relator tem dado alternativas, nós temos que votar hoje o projeto do Mover, a medida provisória [MP] caduca dia 1º [de junho]. Então, já há um esforço grande para que nós votemos hoje o Senado possa apreciar amanhã”, comentou Lira.
Ele ainda ressaltou que é necessário encontrar um equilíbrio, já que, segundo ele, o mercado nacional é prejudicado por uma falta de regulamentação do e-commerce.
“Eu não sei se também se controla um assunto desse no plenário. Então, nós estamos com todo cuidado na discussão dessa matéria para que ela não descambe para as narrativas em detrimento da racionalidade, do equilíbrio, da regulamentação e principalmente da manutenção dos empregos desses setores que estão sofrendo”, salientou.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Câmara aprova texto que proíbe a prefeitura de contratar shows com apologia ao crime

Projeto de Lei define a Arara-azul como a ave símbolo de MS

Por comentário contra Bolsonaro, Coronel David pede exoneração de chefe do Detran em MS

Desembargador é afastado pelo CNJ após publicações político-partidárias

CCJR da Assembleia avalia legalidade projetos de lei nesta semana

Candidato a vereador em Dourados tem contas de campanha desaprovadas

Prestação de contas de candidata em Paranaíba é rejeitada pela Justiça Eleitoral

Governo buscará retomar pauta de regulação das redes no Congresso

Menor é detido com drogas e dinheiro de tráfico em ação no Anhanduizinho
