O deputado estadual Lidio Lopes apresentou um projeto de lei para a implantação do Sorriso POPE (Programa de Odontologia Preventiva nas Escolas) na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul. O tema foi abordado durante sessão na ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) nesta quarta-feira (5).
O objetivo é combater e preservar a saúde bucal de crianças e adolescentes. A propositura prevê o desenvolvimento de ações educativas nas escolas estaduais, voltadas aos alunos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, dentre elas: ensino da técnica correta de escovação e do uso regular do fio dental; aplicações de flúor e produto para evidenciação da placa bacteriana; fornecimento de kits de higiene bucal e materiais informativos; e apresentações de palestras, filmes, debates e exposições, por exemplo.
A preocupação é diante da falta de cuidados com a higiene bucal, que pode causar prejuízos à saúde que vão além das cáries, mau hálito e inflamações nos dentes e nas gengivas. Estudos científicos comprovam que infecções bacterianas que começam na boca podem se espalhar pelo corpo através da corrente sanguínea, causando doenças nos rins, coração, hipertensão, câncer e deficiências cognitivas.
“Problemas dentários podem afetar a autoestima, a capacidade de socialização e até mesmo o desempenho acadêmico dos alunos”, destacou Lidio Lopes.
Caso o 'Sorriso POPE' seja aprovado em plenário, o projeto de lei prevê que os alunos deverão ser encaminhados para tratamento odontológico em uma das unidades de saúde da rede pública, em caso de necessidade. Além disso, o Governo de Estado poderá firmar convênios com os Conselhos Regionais de Odontologia, universidades, profissionais da área e instituições públicas e privadas.
JD1 Notícias
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo protocola na Alems projeto de reajuste anual dos servidores públicos

Bolsonaro retira sonda do nariz e inicia dieta líquida

Rose Modesto reafirma postura de oposição na Capital após vínculo entre PP e União Brasil

Justiça condena Nikolas por discurso transfóbico na Câmara

Riedel autoriza construção de 479 casas do programa 'Oga Porã' em MS

"A sociedade não aceita mais esse tipo de ação", diz Riedel sobre bloqueios do MST

Daniel assina posse na presidência da União das Câmaras de MS

Assembleia analisa PL para divulgação de medicamentos ofertados pela Farmácia Popular

PP e União Brasil oficializam vínculo com lançamento da Federação
