Começou a circular na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) o projeto de lei 239/2023, de autoria do deputado Gerson Claro, presidente da Casa, que obriga instituições financeiras a informar os clientes sobre quais serviços são gratuitos.
A lei atuaria conforme a resolução 3.919 do Banco Central (BC), editada em 2010.
Segundo Gerson, a proposta regulamenta os direitos do consumidor na prestação de serviços bancários essenciais e garante transparência e publicidade a benefícios que a maioria dos clientes ignora.
O projeto estabelece que, caso haja omissão ou falta de comunicação adequada sobre o pacote básico gratuito, seja constituída violação aos direitos do consumidor.
Além disso, os bancos serão obrigados a devolver, por meio de estorno, as tarifas cobradas indevidamente nos últimos 5 anos.
Alguns dos serviços que os bancos devem oferecer de graça, mas muitos consumidores não sabem, são, por exemplo, emissão de boletos ou faturas de cobrança; contas abertas por determinação do Poder Judiciário; contas de depósito à vista; fornecimento de cartão de débito e da 2ª via; garantia de quatro saques por mês em guichês; duas transparências de recursos entre conta da própria instituição; fornecimento de até dois extratos mensais.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Vereadores entram na Justiça para derrubar eleição da mesa diretora em Rio Brilhante

Coligação perde recurso contra vereador por abuso de poder em Rio Verde

PSDB avalia 'superfederação' com o Republicanos após fusão com o Podemos

Vereador condenado por racismo queria acordo e tentou barrar julgamento no TJMS

Governo de MS anuncia investimentos em Dourados

Governo protocola na Alems projeto de reajuste anual dos servidores públicos

Bolsonaro retira sonda do nariz e inicia dieta líquida

Rose Modesto reafirma postura de oposição na Capital após vínculo entre PP e União Brasil

Justiça condena Nikolas por discurso transfóbico na Câmara
