O deputado federal Fábio Trad (PSD/MS), disse em entrevista ao JD1 Notícias, que considerou justo o interesse dos caminhoneiros durante a greve. O parlamentar ainda afirmou que o essencial para o benefício das categorias, tanto dos manifestantes quanto do governo, "foi o equilíbrio no diálogo".
“Sobre a greve dos caminhoneiros, entendo que apresentou um resultado interessante, porque as reivindicações corporativas, aliás, justas, despertou o governo para a necessidade de reformular a política de preços da Petrobras”.
O deputado foi o único parlamentar de Mato Grosso do Sul a se posicionar contra a proposta de aumento de impostos e reoneração de carga tributária que é repassada ao consumidor, na Câmara Federal. Trad ainda criticou a apresentação de soluções para o impasse de reajustes justos que são embolsados pelos clientes.
Já em relação às políticas do estado, o parlamentar elogiou a forma como o governo escolheu entender o lado dos caminhoneiros. “Reconheço também que o governo agiu acertadamente ao priorizar o diálogo e o entendimento. A democracia é o regime da problematização e este episódio serviu para o amadurecimento saudável dos mecanismos democráticos”, finalizou.