O deputado estadual Paulo Duarte (PSB) apresentou requerimento à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), durante sessão ordinária desta quarta-feira (16), solicitando informações sobre a exportação de minérios dos municípios de Corumbá e Ladário e dos repasses referentes à Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM).
O requerimento ocorre após o deputado tomar conhecimento que, mesmo com um aumento substancial na quantidade de exportação de minérios extraídos em Corumbá e Ladário, houve redução no repasse da compensação financeira pela exploração de recursos minerais dos municípios no primeiro trimestre deste ano.
“A CFEM é um importante instrumento de compensação pelos impactos da mineração e de promoção do desenvolvimento das regiões produtoras. Os recursos arrecadados com a CFEM podem ser utilizados para financiar projetos que beneficiem as comunidades locais e contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população”, explicou o deputado.
Duarte pede que a mineradora esclareça qual é a quantidade de minério exportado dos municípios no primeiro trimestre de 2024 e qual foi a exportada no mesmo período deste ano, além de qual foi o montante de CFEM enviada ao estado, referente aos dois períodos alvos de questionamento.
“Está havendo sonegação no repasse da CFEM e há grandes grupos que realizam a exploração mineral nos municípios de Corumbá e Ladário, deixando um passivo ambiental, sem praticamente nenhuma contrapartida econômica e social para a região”, disse o deputado, dando destaque para os danos causados pela falta de pagamento.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Vereadores votam parecer em projeto de instalação de câmeras em salas de aula

Deputados analisam PL que amplia licença-maternidade e cria cargos na Ageprev

Leilão da Rota da Celulose terá R$ 10,1 bilhões em investimentos

Nelsinho quer aeroporto "meio Brasil, meio Paraguai" na fronteira de MS

Lula demite Cida Gonçalves e nomeia Márcia Lopes como ministra das Mulheres

Bolsonaro tem alta prevista para domingo

Dilma critica guerra tarifária de Trump e alerta para impacto na 'desdolarização' global

PT tem disputa por presidência em diretório da Capital

Vereadores entram na Justiça para derrubar eleição da mesa diretora em Rio Brilhante
