Tem início oficialmente nesta quinta-feira (2) o trabalho na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. A previsão para 2012 é de um ano intenso, especialmente no primeiro semstre. A partir de julho próximo, o ritmo de trabalho desacelera naturalmente, por conta da campanha para a eleição de prefeito e vereadores.
O presidente da Assembleia, Jerson Domingos (PMDB), explica que o ano começa com uma sessão solene para ouvir a palavra de lideranças. Além disso, será lida a mensagem do governador André Puccinelli (PMDB), com um balanço dos trabalhos e expectativa para o ano de 2012. Domingos revela que uma das primeiras votações deve ser a escolha do novo conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado), para ocupar a vaga de Paulo Saldanha. Há dois dias,
o governador Puccinelli confirmou que o escolhido será Ronaldo Chadid
.
A Assembleia votou a maioria dos projetos no final do ano passado, limpando a pauta para 2012. Entre os projetos pendentes, estão os do deputado Marquinhos Trad (PMDB), que prevê um desconto e parcelamento maior do IPVA, e o projeto de Paulo Duarte (PT), que proíbe a realização de eventos políticos durante a entrega de geladeiras, doadas por meio de um acordo entre o Governo Federal e a Enersul.
O deputado da oposição, Paulo Duarte, pré-candidato à Prefeitura de Corumbá, avalia que a rivalidade começa na Capital, onde após 16 anos a eleição será bastante acirrada. “Nesta eleição com certeza teremos 2º turno. É um combustível natural para os debates”.