Dois trabalhadores – um homem homossexual e uma mulher transgênero – foram resgatados de uma residência em Planura, no interior de Minas Gerais, após serem escravizados por um ‘trisal’ de homens.
A operação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) ocorreu após uma denúncia que revelou sistemáticas violações de direitos humanos, incluindo trabalho forçado, cárcere privado, exploração sexual e violência física e psicológica contra os trabalhadores, ambos do Uruguai.
A ação aconteceu nos dias 8 e 15 de abril.
Segundo o portal Metrópoles, as vítimas foram aliciadas pelos criminosos por meio de redes sociais, onde os empregadores usavam plataformas para abordar indivíduos em situação de vulnerabilidade socioeconômica e afetiva, onde promoviam falsas oportunidades de trabalho, moradia e acolhimento.
O principal alvo dos três criminosos eram pessoas LGBTQIAPN+, buscando stabelecer vínculos de confiança e, posteriormente, promover situações abusivas e degradantes”, com jornadas exaustivas, sem remuneração e em condições precárias de moradia e trabalho.
O homem homossexual ficou nove anos em escravidão, sofrendo abusos sexuais e psicológicos, além de chegar a ser obrigado a tatuar as iniciais de um dos seus patrões.
Já a mulher transgênero chegou a sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) no tempo em que passou escravizada, possivelmente devido ao estresse e pelas violências presenciadas e sofridas na mão do trio.
A ação foi realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Auditoria Fiscal do Trabalho, e contou com a participação do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Polícia Federal (PF) e do acompanhamento da Clínica de Enfrentamento ao Trabalho Escravo do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos (UNIPAC).
O ‘trisal’ foi preso em flagrante pela PF e os trabalhadores foram encaminhados e acolhidos pela Clínica de Enfrentamento ao Trabalho Escravo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pela UNIPAC. No local, eles recebem assistência médica, psicológica e jurídica.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Traficante de 17 anos é preso ao ser flagrado com quase 300kg de droga em carro furtado

Homem é procurado por matar cachorro com pauladas e golpe de facão em Coxim

Mulher é jogada para fora de carro durante acidente e morre às margens da rodovia em MS

Mulher é perseguida, ameaçada de morte e mantida em cárcere privado em Coxim

Idoso é encontrado morto ao lado de bicicleta no centro de Cassilândia

Onça que matou caseiro tem inflamação e anemia leve, aponta boletim veterinário

Motorista foge sem prestar socorro após atropelar e matar idoso em Ponta Porã

Homem é esfaqueado pelo vizinho durante briga em Corumbá

Rapaz é socorrido após ser ferroado por arraia na Prainha do Porto Geral, em Corumbá
