O novo passaporte brasileiro começa a ser emitido nesta terça-feira (3) no Brasil pela Polícia Federal. No exterior, o modelo começará a ser expedido em embaixadas e consulados do Brasil apenas em 2024. A troca do passaporte não é obrigatória antes do prazo estabelecido no documento atual.
A nova versão inclui novas tecnologias de impressão e marca d'água aprimoradas, elementos de segurança holográficos, fio de segurança, chip eletrônico, foto com inserção de elemento codificado (alphanumeric coded image) e outros recursos de proteção contra falsificação.
O design inclui figuras que representam a flora e a fauna brasileiras em várias de suas páginas. O documento também conta com imagens que só podem ser vistas na luz ultravioleta.
Segundo uma nota da PF (Polícia Federal), não haverá alteração do valor da taxa de emissão de passaporte, hoje em R$ 257,25. A emissão do novo passaporte já está programada para também se estabelecer nos consulados e representações brasileiras no exterior a partir do 1º trimestre do próximo ano.
Ainda de acordo com a instituição, esta versão foi premiada pela High Security Printing como “O melhor novo passaporte em 2023 para a América Latina”.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Aos prantos, familiar chora no local de confronto entre PM e criminosos no Iracy Coelho

Idoso tem morte encefálica declarada após cair e bater a cabeça em Campo Grande

JD1TV AGORA: Bandido morre em confronto com PM ao tentar roubar moto no Iracy Coelho

Operação Dia do Trabalho: Fiscalização da PRF começa quarta-feira nas rodovias de MS

PMA instala câmeras no Pantanal para monitorar onças e reforçar segurança

Policial que matou homem ao cobrar dívida em Anastácio está no Presídio Militar

Idoso morre dias após cair e quebrar a perna em Campo Grande

Polícia apreende carga milionária de contrabando escondida em caminhão frigorífico

Autor de furtos em série é preso após análise de câmeras de segurança em Campo Grande
