Menu
Menu
Busca sábado, 07 de setembro de 2024
SEBRAE---EmpreendeFest-2024- Set24
Polícia

Mais de 370 candidatos concluem curso de formação da GCM

Pela primeira vez, todos os aprovados sairão com porte de armas

10 dezembro 2022 - 16h41Da Redação

Um dos compromissos da Administração Municipal é contribuir com a melhoria da Segurança Pública. Neste sentido, na noite desta sexta-feira (9), os 377 candidatos do Concurso da Guarda Civil Metropolitana concluíram a 6ª etapa do certame. O evento foi realizado no Parque Ayrton Senna e contou com a presença da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes. Também esteve presente o secretário nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, o coronel Carlos Renato Paim, entre outras autoridades.  

“Esse é um momento muito importante para Campo Grande. Hoje nossa cidade é uma das mais seguras do Brasil entre as que têm mais de 500 mil habitantes. Isso se dá também graças ao trabalho da Guarda Civil Metropolitana que tem contribuído e sido parceira das forças de segurança que atuam neste sentido. Parabenizo aos alunos. Foram grandes os desafios, mas agora vocês estão preparados para novas jornadas, uma nova missão. A população de Campo Grande está esperando por vocês”, pontuou a Prefeita. 

O edital de abertura do concurso foi publicado na edição n. 6.151 do Diário Oficial do Município, de 15 de dezembro de 2020. No total, foram 15.330 inscritos no certame. A formação dos candidatos foi realizada pela própria GCM e, pela primeira vez, todos os aprovados sairão com porte de armas.

Mariana Soares tem 27 anos e foi uma das mais de 300 participantes desta etapa. Com um sorriso no rosto, ela estava acompanhada do marido e o filho pequeno, que foram comemorar esta conclusão. 

“Estou me sentindo muito feliz. Consegui passar por todas as etapas e vencer todos os obstáculos. Tinha dias que achei que não ia conseguir, mas tive o apoio da minha família e dos meus amigos que me incentivaram. Hoje estamos comemorando o encerramento desta etapa. Muitos queriam estar aqui, mas poucos chegaram, e fico muito feliz em ser uma das que conseguiram. Me sinto realizada”, desabafou. 

Mariana Soares acrescentou que Campo Grande tem a ganhar muito com os novos GCMs. “A população precisa de segurança. Os Guardas que vão entrar estão preparados. Tivemos toda uma preparação para dar esse suporte para os munícipes, para que possam se sentir mais seguros”. 

O secretário nacional de Segurança Pública, coronel Carlos Renato Paim deu as boas vindas aos novos membros do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). Nascido em Aquidauana (MS) ele disse que fez questão de sair de Brasília (DF) para participar da solenidade.

“Ao formar-se aqui hoje, cada um de vocês participam da família de Segurança Pública e Defesa Social do nosso querido Brasil. Vocês [candidatos] têm que ter o comprometimento e se doar. Os familiares de vocês, por mais que desejam que vocês retornem para casa em segurança, também querem que vocês protejam as pessoas daqui de Campo Grande. Confiem no conhecimento que vocês adquiriram durante o curso; naqueles Guardas que estarão ao seu lado; no equipamento que os gestores darão para vocês, porque são nesses três pilares que terão que se apegar para poder trabalhar. Acreditem, é uma carreira linda. Nosso maior desafio no Brasil é investir naquilo que chamamos de Segurança Primária, que é exatamente a principal, onde combatemos as desordens públicas, que geram as causas dos diversos crimes. Hoje o Brasil entende, através do SUSP, que fortalecer a Segurança Municipal é nada mais, nada menos, que evitar os crimes”, declarou. 

Dividido em seis etapas, com duração de quatro meses, o concurso para muitos foi um desafio em diversas questões. É o caso de Viviane Queiroz, 39 anos, em que a idade não foi um impedimento. Ela comentou que foi desafiador entrar em um curso de formação de carreira na área da Segurança, principalmente pela questão física.

“Estudei muito. Era o meu sonho desde 2019. Tinha em mente que queria essa vida para mim. Nós vamos entrar habilitados com o porte de arma, certamente uma maior segurança para população de Campo Grande. Não vejo a hora de entrar no meu exercício”, explicou Viviane Queiroz. 

Mais um concluinte foi João Braz, 32 anos, que frisou que o Curso de Formação foi um período de muito aprendizado. “Os instrutores são excelentes. As disciplinas, o conhecimento adquirido é para a vida inteira. É uma experiência única. Foi difícil, mas é muito gratificante hoje estar formado. Estudo para esse concurso há anos, então tem muita história de batalha e luta, graças a Deus, por esforço e empenho”.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Reportar Erro
Energisa - Ago24 02

Deixe seu Comentário

Leia Também

Três foram levados para a delegacia após briga
Polícia
Guarda tem uniforme rasgado ao tentar separar briga e 3 são detidos no Centro Pop
Santa Casa de Campo Grande
Polícia
Motorista foge após atropelar e deixar motociclista em estado grave no Noroeste
Coleta ajudará na identificação das pessoas no território nacional
Polícia
Familiares de 37 desaparecidos de MS fornecem material para bancos de perfis genéticos
Imagem ilustrativa
Polícia
PM intercepta carga de contrabando avaliada em R$ 144 mil em Campo Grande
O caso foi registrado na Depac Cepol em Campo Grande
Polícia
Vendedor de frutas é acusado de furtar casa e é ferido a tiros na Capital
Polícia recupera celulares roubados no ano passado em Ivinhema
Interior
Polícia recupera celulares roubados no ano passado em Ivinhema
PRF prende homem que levava armas de MS para o crime organizado no RJ
Interior
PRF prende homem que levava armas de MS para o crime organizado no RJ
Polícia Incinera mais de 1 tonelada de entorpecentes em Iguatemi
Interior
Polícia Incinera mais de 1 tonelada de entorpecentes em Iguatemi
Caso foi registrado na Depac de Dourados
Interior
Folgado: Ladrão invade residência, furta dinheiro e ainda "almoça" no local
CPF's Cancelados: Trio morre após entrar em confronto com a PM em Aquidauana
Polícia
CPF's Cancelados: Trio morre após entrar em confronto com a PM em Aquidauana

Mais Lidas

A vítima foi socorrida em estado grave
Polícia
AGORA: Traficante leva dois tiros na cabeça na Vila Nasser
Veja as diferenças entre as duas pesquisas de hoje
Política
Veja as diferenças entre as duas pesquisas de hoje
JD1TV: Passageiros de caminhonete são carbonizados após acidente gravíssimo
Polícia
JD1TV: Passageiros de caminhonete são carbonizados após acidente gravíssimo
Vítima estava do lado de fora realizando a pintura na laje da academia
Cidade
JD1TV AGORA: Bombeiros montam operação para resgatar pintor eletrocutado no Centenário