Menu
Menu
Busca domingo, 06 de abril de 2025
Oportunidade

Congresso para discutir desigualdade de gênero acontece na Capital nesta semana

Esta será a 2º edição do evento, e acontecerá entre os dias 27 e 28 de junho

25 junho 2024 - 14h52Carla Andréa, com PREFCG

Campo Grande será sede do 2º Congresso Nacional e Estadual Mulheres pela Paridade (COMPAR) entre a próxima quinta-feira (27) e sexta-feira (28), organizado pelo Fórum Permanente pela Paridade Institucional e Política das Mulheres, em parceria com a Prefeitura da Capital, através da Subsecretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (Semu).

A edição deste ano terá como tema “Igualdade, Paridade e Democracia”, com o objetivo de ampliar o diálogo e fomentar iniciativas associadas a paridade e igualdade de gênero na sociedade.

O COMPAR será realizado no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, com painéis e palestras no período matutino e vespertino, contando com a presença de especialistas renomados que compartilharão a sua visão sobre os mais variados temas associados a equidade e paridade.

A novidade desta edição será a realização do 1º Evento Científico, marcado para amanhã, quarta-feira (26), em parceria com a Faculdade Insted. Para a submissão serão aceitos resumos que se enquadrem em um dos quatro eixos, quais sejam: Eixo I: A mulher nos espaços de poder contemporâneo; Eixo II: Feminismo, gênero e políticas públicas; Eixo III: Historicidade, ciência e pesquisa: a construção da mulher brasileira e Eixo IV: Conquistas e desafios no direito e desafios no direito das mulheres.

Os participantes terão a oportunidade de escolher entre duas modalidades de participação: o evento acadêmico, que inclui apresentações de trabalhos, e o evento cultural, composto por palestras e painéis.

Os interessados poderão se inscrever em uma ou ambas as modalidades, conforme suas preferências e interesses individuais. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por aqui. As vagas são limitadas.

Para mais informações, os telefones (67) 3201-5999 (INSTED evento científico) e (67) 2020-1280 (SEMU – evento cultural), estão disponíveis.

Confira a programação do COMPAR:

Primeiro dia – 27 de junho

8h00 – Credenciamento;
8h30 – Solenidade de abertura;
10h00 – Palestra Magna: Soraya Santos – Deputada Federal e Procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados;
11h00 – Coffee Break e Intervalo de Almoço (Livre);
13h30 – Painel 1 “Impactos da Presença de Mulheres nos Setores de Infraestrutura, Tecnologia, Empreendedorismo e Carreiras Públicas” Mediadora: Sandra Amarilha – Diretora Técnica do Sebrae/MS
Painelistas: Milene Cunha – Conselheira Substituta do Tribunal de Contas do Estado do Pará e Presidente da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas; Marcia Martini – Diretora e co-fundadora do grupo Infra Woman; Janete Ana Ribeiro Vaz – Co-fundadora e vice-presidente do Conselho do Grupo Sabin
14h45 – Coffee Break e Lançamento do Livro ELLAS da coordenadora / co-autora lacita Azamor Pionti;
15h00 – Painel 2- “O Reflexo da Desigualdade de Gênero, Raça, Classe e Deficiência no Mundo do Trabalho e da Política” Mediadora: Maria Auxiliadora Budib – vice-presidente da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Região Centro-Oeste) e diretora de Assistência Saúde da CASSEMS; Painelistas: Samara Pataxó – Advogada e servidora do TSE; Tauá Lourenço Pires – Diretora de Incidência e Apoio à Mulher na Política do Instituto Alziras; ,Anna Paula Feminela – Secretária Nacional de Pessoa com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos; Danielle Olivares Corrêa – Procuradora do Trabalho da PRT15ª Região e coordenadora do COORDIGUALDADE;
17h00 – Encerramento

Segundo dia – 28 de junho

8h30 – Coffee Break e lançamento do livro Curso de Direito Processual Civil: Volume 3 – Tutela Executiva, dos autores Olavo de Oliveira Neto e Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira;
9h00 – Painel 3 – “A Evolução da Paridade de Gênero no Sistema de Justiça Brasileiro” Mediadora: Mariana Yoshida – Juíza de Direito do Tribunal de Justiça de MS; Palestrantes: Salise Sanchotene – Desembargadora Federal do TRF 4ª Região. Conselheira CNJ; Rivana Ricarte – Defensora Pública, presidente da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos; na Lara Camargo de Castro – Procuradora de Justiça do Ministério Público de MS; Raquel Gallinati – Delegada de Polícia Judiciária. Diretora da ADEPOL Nacional; Rejane Silva Sánchez – Vice-presidente da Comissão Nacional da Mulher, advogada da OAB;
11h00 – Intervalo de Almoço (Livre);
13h30– Painel 4- “A Construção dos Direitos das Mulheres” Mediadora: Silmara Amarilla -Doutora em Direito pela PUC-SP e diretora adjunta da Escola Judiciária do TER-MS; Painelistas: Edilene Lôbo – Ministra do Tribunal Superior Eleitoral; Maria Aparecida Gurgel – Vice-procuradora-geral do Trabalho; Jaceguara Dantas da Silva – Desembargadora do Tribunal de Justiça de MS e ouvidora Auxiliar Regional da Mulher da Região Centro-Oeste (Portaria n° 84/2023-CNJ);
15h10 – Coffee break
15h30 – Palestra de Encerramento: “Igualdade, Paridade e Democracia” com Gabriela Prioli – Advogada, professora, apresentadora GNT;
16h30 – Apresentação da Carta do Congresso;
17h00 – Encerramento.

 

Reportar Erro
Camara Municipal Ab25 Jovem

Deixe seu Comentário

Leia Também

Suzano abre vagas para operador de máquinas, analista financeiro e mecânico em MS
Oportunidade
Suzano abre vagas para operador de máquinas, analista financeiro e mecânico em MS
Funsat: Mais de 200 empresas ofertam vagas de trabalho nesta quinta-feira
Oportunidade
Funsat: Mais de 200 empresas ofertam vagas de trabalho nesta quinta-feira
Sejuv fica no Shopping Marrakech
Oportunidade
Ação oferece 50 vagas de emprego para jovens da Capital nesta quinta-feira
Funsat oferece 1.857 vagas de emprego nesta quarta-feira
Oportunidade
Funsat oferece 1.857 vagas de emprego nesta quarta-feira
HRMS
Oportunidade
Governo abre 164 vagas em concurso do Hospital Regional
Funsat oferta mais de mil vagas sem exigência de experiência na Capital
Oportunidade
Funsat oferta mais de mil vagas sem exigência de experiência na Capital
Carteira de trabalho digital e física
Economia
Mato Grosso do Sul registra saldo recorde de empregos formais em fevereiro de 2025
Foto: Bruno Rezende
Oportunidade
Funtrab: Semana começa com 3.747 mil vagas de emprego disponíveis no estado
Foto: Divulgação
Oportunidade
Suzano oferta vagas para cargos nas unidades de Ribas e Três Lagoas
Funsat oferta vagas para operador de caixa, auxiliar de limpeza e carpinteiro
Oportunidade
Funsat oferta vagas para operador de caixa, auxiliar de limpeza e carpinteiro

Mais Lidas

Corpo de Bombeiros atendeu a vítima | Imagem ilustrativa
Polícia
Adolescente é esfaqueado pela namorada após mandar áudio para outra mulher na Capital
Marie-Anne August praticava exercícios antes do incidente
Saúde
Médicos erram diagnóstico e mulher descobre ter menos de 24h de vida
Foto: Arquivo pessoal/Cedido
Geral
JD1TV: Teto de paróquia desaba com temporal e fiéis pedem ajuda para reconstrução
Fim de semana com 'chameguinho': Frio chega derrubando temperatura em MS
Clima
Fim de semana com 'chameguinho': Frio chega derrubando temperatura em MS