Menu
Menu
Busca quarta, 30 de abril de 2025
Brasil

Lula conversa com presidente de Israel e pede corredor humanitário

Presidente brasileiro reiterou a condenação aos ataques do Hamas

13 outubro 2023 - 06h30Luiz Vinicius, com informações da Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com o presidente de Israel, Isaac Herzog, nesta quinta-feira (12). Em postagem nas redes sociais, Lula afirmou ter agradecido o apoio para a operação de retirada dos brasileiros de Israel, além de ter reiterado a condenação brasileira aos ataques promovidos pelo grupo Hamas, que o presidente classificou como atos terroristas. 

"Agradeci o apoio para a operação de retirada dos brasileiros que desejam retornar ao nosso país. Reafirmei a condenação brasileira aos ataques terroristas e nossa solidariedade com os familiares das vítimas", disse.

Lula também pediu ao chefe de Estado israelense para que não deixe faltar água, luz e remédios em hospitais, e fez um apelo pela abertura de um corredor humanitário que permita às pessoas saírem da Faixa de Gaza, a zona mais crítica da Palestina, que tem sofrido com bombardeios e cerco militar.

"Não é possível que os inocentes sejam vítimas da insanidade daqueles que querem a guerra. Transmiti meu apelo por um corredor humanitário para que as pessoas que queiram sair da Faixa de Gaza pelo Egito tenham segurança. E que o Brasil está à disposição para tentar encontrar um caminho para a paz", escreveu.

Em Israel, o sistema de governo é parlamentarista. O presidente é o chefe de Estado, eleito pelo Parlamento do país. O Poder Executivo é exercido pelo primeiro-ministro, o chefe de governo, escolhido entre o partido ou coalizão que obtenha a maioria das cadeiras no Legislativo. Atualmente, esse cargo é ocupado por Benjamin Netanyahu

A violência em Israel e na Palestina chegou ao sexto dia nesta quinta, com a continuidade de intensos bombardeios na Faixa de Gaza, onde vivem 2,3 milhões de palestinos. Autoridades locais já contabilizam 1,2 mil mortes e mais de 5 mil feridos. Há pelo menos 180 mil desabrigados.

Em Israel, segundo a emissora pública Kan, o número de mortos havia aumentado para 1,3 mil desde o último sábado, quando começaram os ataques violentos promovidos pelo grupo islâmico Hamas.

O Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA) também alertou nesta quinta que suprimentos essenciais, incluindo comida e água, estavam em um nível perigosamente baixo em Gaza, depois do bloqueio imposto por Israel ao enclave.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Procurador Alexandre Magno Benites de Lacerda -
Política
Alexandre Magno deve ser indicado pelo MPMS para vaga no CNMP
Acidentes e adoecimentos no trabalho crescem de forma expressiva em Mato Grosso do Sul -
Saúde
Acidentes de trabalho disparam em Mato Grosso do Sul
Foto: Fabiane de Paula / Sistema Verdes Mares
Brasil
Lei garante monitoramento eletrônico a acusados de violência doméstica
Foto: Reprodução
Brasil
Discriminação contra mães em processo seletivo em bolsas de estudo será penalizada
Fernando Collor de Mello -
Justiça
STF decidirá continuidade da prisão de Fernando Collor em plenário
Foto: Leonardo Sá/Agência Senado
Brasil
Maioria dos brasileiros são a favor da liberação de cassinos, aponta pesquisa
Fernando Collor de Mello -
Justiça
Moraes manda prender Collor por esquema com a BR Distribuidora; veja decisão
 Foto: Cristina Aparecida Almeida Candini/Arquivo Pessoal
Brasil
Celular explode no bolso e homem fica gravemente ferido
Foto: Pixabay
Brasil
Governo prorroga regra que garante "água grátis" em grandes eventos
Escândalo no INSS: AGU promete ação para recuperar bilhões desviados
Brasil
Escândalo no INSS: AGU promete ação para recuperar bilhões desviados

Mais Lidas

Aos prantos, familiar chora no local de confronto entre PM e criminosos no Iracy Coelho
Polícia
Aos prantos, familiar chora no local de confronto entre PM e criminosos no Iracy Coelho
Motociclista não resistiu ao acidente
Polícia
JD1TV: Motoentregador bate em carro, cai e morre atropelado na Joaquim Murtinho
Acidente provocou lentidão no trânsito
Polícia
JD1TV AGORA: Desgovernado, ônibus de viagem invade Café Mostarda
JD1TV: Veja momento em que criminosos "rondam" local de confronto no Iracy Coelho
Polícia
JD1TV: Veja momento em que criminosos "rondam" local de confronto no Iracy Coelho