Menu
Menu
Busca quinta, 01 de maio de 2025
Geral

Livro com a vida do ‘Seu Thomaz das esfihas’ será lançado hoje

Exemplar foi escrito por Elaine Cristina Paganotti e Maíra Nunes Farias, em parceria com a professora Maria Augusta de Castilho

16 setembro 2021 - 15h46Gabrielly Gonzalez    atualizado em 16/09/2021 às 15h52

‘Seu Thomaz das esfihas’, conhecido e querido por toda Campo Grande está também agora nos livros. O exemplar “José Thomaz: um visionário libanês em Campo Grande” vai contar a história dele aqui na capital sul-mato-grossense.

Escrito pelas pesquisadoras Elaine Cristina Paganotti e Maíra Nunes Farias, em parceria com a professora Maria Augusta de Castilho, a obra será lançada hoje (16), às 19h30, no Espaço Joseph.

José Thomaz Filho, um dos seis filhos do fundador e responsável por gerenciar os negócios da família, conversou com a reportagem do JD1 Notícias sobre o lançamento do livro. “Falar de Campo Grande é falar dessas famílias, dos árabes que ajudaram a formar a cultura árabe na Capital. Estamos inseridos nesse contexto”, revela Zezo, como é conhecido.

Zezo contou à reportagem do JD1 que a ideia surgiu das pesquisadoras, autoras do livro, durante uma pesquisa para tese de doutorado. “Elas vieram conversam com a gente e gostaram da história. Foi quando surgiu à ideia do livro, lá em 2018, e agora, como eu gosto de dizer, a coroação”.

Além disso, o filho do ‘rei das esfihas’ comentou a expectativa do livro. “É poder proporcionar e compartilhas com as pessoas todo esse processo, de 43 anos. É o legado do meu pai. É um pouquinho para todos aqueles que passam ou já passaram conseguir entender essa relação que temos com os clientes”, declarou Thomaz Filho.

Para os filhos, ter a história do pai eternizada em um livro foi um momento de muita emoção. “Para a gente foi uma alegria e foi extremamente gratificante, porque o livro é uma coisa que fica para a eternidade. Toda a família deu sua contribuição, combinamos lembranças, relembramos fatos, histórias interessantes. Na verdade foi um presente que acabou virando uma obra muito legal para quem tiver oportunidade de ler”, resume Zezo.

Serviço –

Lançamento do livro será nesta quinta-feira, 16 de setembro, às 19h30 no Espaço Joseph, na Rua Sete de Setembro, 805, com todos os protocolos de biossegurança.

História –

O libanês José Thomaz chegou a Campo Grande em 1934 e no dia 26 de maio de 1978 abriu as portas de uma lanchonete na Rua Sete de Setembro para servir esfihas e receitas tradicionais de família. Estabelecimento é verdadeiro patrimônio da Capital.

 

Gostou e também tem uma sugestão de pauta bacana? Encaminhe pelo WhatsApp – (67) 99647-9098 - do JD1 Notícias, meio de interação do leitor com a redação. Ou, clique aqui e envie agora. 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Hotel Ritta Höppner, em Gramado, no Rio Grande do Sul
Geral
Hotel brasileiro entra na lista dos 25 melhores do mundo; confira
Renato Marcílio, diretor-presidente da Sanesul, ao lado do paratleta Yeltsin Jacques
Geral
Sanesul anuncia patrocínio ao paratleta olímpico Yeltsin Jacques
Freira Inah Canabarro Lucas, brasileira que ocupou a posição de mulher mais velha do mundo
Geral
Morre a freira Inah Canabarro Lucas, brasileira que era a mulher mais velha do mundo
Magali usa uma coleira roxa, além de ser microchipada
Geral
Viu a Magali? Dona procura por gatinha desaparecida na Capital e oferece recompensa
Cartão do Bolsa Família
Geral
Confira o calendário de pagamentos do Bolsa Família em maio
Já comprou? Catedral inicia venda do bolo de Santo Antônio
Geral
Já comprou? Catedral inicia venda do bolo de Santo Antônio
Detentos são condenados a mais de 35 anos por matar colega em presídio da Capital
Justiça
Detentos são condenados a mais de 35 anos por matar colega em presídio da Capital
Ueverton da Silva Macedo, o "Frescura" -
Justiça
Decisão do STJ mantém 'Frescura' preso, suspeito de corrupção em Sidrolândia
Réu por corrupção em Sidrolândia segue com tornozeleira, decide TJ
Interior
Réu por corrupção em Sidrolândia segue com tornozeleira, decide TJ
Sérgio Longen e os senadores, Tereza Cristina, Vanderlan Cardoso e Efraim Filho
Geral
Longen vai ao Senado propor alterações em lei para proteger os incentivos fiscais

Mais Lidas

Aos prantos, familiar chora no local de confronto entre PM e criminosos no Iracy Coelho
Polícia
Aos prantos, familiar chora no local de confronto entre PM e criminosos no Iracy Coelho
Motociclista não resistiu ao acidente
Polícia
JD1TV: Motoentregador bate em carro, cai e morre atropelado na Joaquim Murtinho
Acidente provocou lentidão no trânsito
Polícia
JD1TV AGORA: Desgovernado, ônibus de viagem invade Café Mostarda
Rafael morreu atropelado por um ônibus
Polícia
Bombeiros tentaram reanimar motociclista após acidente na Joaquim Murtinho