Menu
Menu
Busca sábado, 07 de setembro de 2024
SEBRAE---EmpreendeFest-2024- Set24
Educação

Ações de segurança nas escolas incluem videomonitoramento 24h em MS

Riedel destaca que o Centro de Operação de Segurança Integrada oferece uma possibilidade de resposta em tempo real

12 abril 2023 - 12h55Karine Alencar e Sarah Chaves    atualizado em 12/04/2023 às 15h47

Em pacote de ações para coibir a violência e até as falsas ameaças e reforçar a segurança das escolas da Rede Estadual de Ensino, o governador Eduardo Riedel apresentou nesta quarta-feira (12) a medida de monitoramento total de todas as unidades de educação e ampliação do o programa "Escola Segura, Família Forte".

“É uma mobilização de toda a sociedade, temos que estar unidos em cima de medidas mitigadoras que vá atender a todo o sistema de educação de MS”, Riedel também diz que conversou com reitores e que as universidades são ambientes importantes para a avaliação permanente.

Governador destacou também o treinamento e capacitação que estão sendo ofertados aos policiais “O Centro de Operação de Segurança Integrada, no final desse mês [março], chegou a monitorar 298 escolas durante 24h, o que oferece uma possibilidade de resposta em tempo real. Está sendo implementado e já esta em funcionamento o botão do pânico, que ao ser acionado levará a equipe de polícia na escola em torno de 5 a 6 minutos".

Conforme o secretário Estadual de Educação, Hélio Daher, a todo momento as notificações de ameaça estão sendo analisadas. “Hoje temos em nossa rede de monitoramento em Campo Grande e nos municípios uma equipe de intervenção rápida, com imagens e cobertura da entrada das escolas e da rua em frente a elas, principalmente as portas de acesso”, frisou.

A Secretaria de Educação lança também dois núcleos operacionais. O núcleo de Pesquisa de Prevenção de Acidentes nas escolas funcionará não apenas para ameaças de massacre, mas também para acidente e incêndios.

Enquanto o Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar é para implementação de ações de inteligência, focadas na identificação de estudantes com possíveis intenções de ataque. Medida também visa acolher e observar o aluno e o convívio familiar com equipe multidisciplinar de psicólogos, assistentes sociais e policiais.

Ainda conforme o Hélio Daher, nas próximas semanas serão lançadas cartilhas para as escolas e para as famílias informando como proceder em situações de risco escolar. Além de promover encontros com diretores, professores e pais para capacitação nessas situações.

A  Delegada-Geral Adjunta da Polícia Civil, Rôzeman Geise Rodrigues de Paula alega que toda ação de ameaça está sendo firmemente apurada. “A Polícia Civil tem trabalhado com dois focos, o primeiro é eventual e possível ataque a uma escola o segundo foco é verificar a possibilidade de causar pânico na sociedade em decorrências dessas publicações e mitigar os efeitos". Ainda conforme a delegada, a Polícia Civil atua com inteligência avançada e que já foram realizadas apreensões de celulares de adolescentes por trás das ameaças.

A subcomandante da Polícia Militar, Coronel Neidy Nunes Barbosa explica que equipes estão indo às escolas para fazer uma visita prévia de fiscalização com abordagens técnicas policiais. “Estamos orientando o corpo docente para que possam saber em quais momentos agir e como orientar os alunos. Temos uma equipe observando ininterruptamente os espaços escolares através do monitoramento", concluiu.

Reportar Erro
Energisa - Ago24 01

Deixe seu Comentário

Leia Também

Prefeitura convoca assistentes de educação infantil
Educação
Prefeitura convoca assistentes de educação infantil
Alunos semifinalistas
Educação
Escola Estadual de Três Lagoas é semifinalista do 'Samsung Solve For Tomorrow'
Site Fies
Educação
Desenrola Fies: renegociação de dívida é prorrogada até dezembro
Claudio Massad e Luiz Manara ficam com bronze no Tênis de mesa
Esportes
Paralimpíadas 2024: Brasil conquista mais dois bronzes no tênis de mesa
Equipe do IHP promove atividade de educação ambiental com os estudantes
Educação
Escola Rural recebe doação de internet via satélite do Instituto Homem Pantaneiro
Joyce e Catia
Esportes
Brasil garante medalha e vai a semifinal do tênis de mesa paralímpico
Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo
Educação
Professora Camila Ítavo é nomeada reitora da UFMS
Os interessados agora tem até o dia 13 de setembro para tentar uma vaga no Programa de Iniciação Científica e Tecnológica do Estado de Mato Grosso do Sul
Educação
Governo prorroga prazo de inscrições para bolsas em pesquisa do Pictec
Site Fies
Educação
Fies: inscrições para vagas do segundo semestre terminam nesta terça-feira
Prouni
Educação
Resultados da 2ª chamada do Prouni saem nesta sexta-feira

Mais Lidas

A vítima foi socorrida em estado grave
Polícia
AGORA: Traficante leva dois tiros na cabeça na Vila Nasser
Veja as diferenças entre as duas pesquisas de hoje
Política
Veja as diferenças entre as duas pesquisas de hoje
JD1TV: Passageiros de caminhonete são carbonizados após acidente gravíssimo
Polícia
JD1TV: Passageiros de caminhonete são carbonizados após acidente gravíssimo
Vítima estava do lado de fora realizando a pintura na laje da academia
Cidade
JD1TV AGORA: Bombeiros montam operação para resgatar pintor eletrocutado no Centenário