Saúde

Não vacinados tem chance de morte 97 vezes maior

Informações são de diretora dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA

8 FEV 2022 • POR Rosana Lemes com CNN Brasil • 11h00
Foto: Saul Schramm

Dados apresentados pela diretora dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, Dra. Rochelle Walensky apontam que pessoas não vacinas contra a Covid-19 têm 97 vezes mais chances de morrer do que os vacinados e com reforço.

Segundo a Rochelle “as doses de vacinação e reforço diminuem substancialmente o risco de morte por Covid-19”.  A informação foi dita por Walensky em uma apresentação da Equipe de Resposta à Covid-19 da Casa Branca durante apresentação de dados coletados na semana que terminou em 4 de dezembro.

“O número médio de mortes semanais para aqueles que não foram vacinados foi de 9,7 por 100.000 pessoas, mas apenas 0,7 por 100.000 pessoas para aqueles que foram vacinados. Isso significa que o risco de morrer de Covid-19 foi 14 vezes maior para pessoas que não foram vacinadas em comparação com aquelas que receberam apenas uma série primária. Para aqueles que receberam reforço, a média de mortes semanais foi de 0,1 por 100.000 pessoas, o que significa que indivíduos não vacinados tinham 97 vezes mais chances de morrer em comparação com aqueles que receberam reforço.”

Dados apresentados por Walensky também mostraram que 54% das pessoas hospitalizadas por Covid-19 com mais de 65 anos não receberam a vacina.