Sobre Ivermectina: "Você não é vaca. Pare.", diz FDA
Declaração faz referência ao tratamento com o medicamento contra Covid
22 AGO 2021 • POR Mériele Oliveira • 10h15
A Food and Drug Administration (FDA), órgão equivalente à Anvisa nos Estados Unidos, fez um alerta na manhã de ontem (21) a respeito do uso de ivermectina no tratamento contra a Covid-19.
“Você não é um cavalo. Você não é uma vaca. Sério, pessoal. Pare com isso”, advertiu a agência norte-americana, em uma rede social, ao compartilhar um artigo com o título “Por que você não deveria usar ivermectina para tratar ou se prevenir da Covid-19”.
No texto, a FDA informa ter recebido vários relatórios de pacientes que se automedicaram e, depois, precisaram de atendimento médico e hospitalização. A agência ainda explica que o medicamento não é um antiviral, ou seja, não serve para tratamento de vírus, e que tomar grandes doses é perigoso e pode causar sérios danos para a saúde o paciente.
O uso da ivermectina se destina ao tratamento de vermes e parasitas no intestino, piolhos e algumas doenças de pele, além de ser usado para prevenir dirofilariose, mais conhecida como "verme do coração", e outros parasitas internos e externos.
“O FDA não revisou dados para apoiar o uso de ivermectina em pacientes com Covid-19 para tratar ou prevenir Covid-19; no entanto, algumas pesquisas iniciais estão em andamento. Tomar um medicamento para um uso não aprovado pode ser muito perigoso. Isso também se aplica à ivermectina”, ressalta o órgão norte-americano.
O texto original, em inglês, pode ser lido aqui