Pandemia - Secretário diz que recorde de casos na capital foi operacional
Segundo o gestor Municipal de Saúde, José Mauro Filho o número alto vem de 5 dias de testes acumulados
11 JUN 2020 • POR Priscilla Porangaba • 13h06Após o susto de novos 126 casos confirmados de coronavírus em Campo Grande, baseado nos números mais baixos registrados nos dias anteriores, o JD1 Notícias falou com o secretário Municipal de Saúde, José Mauro Filho para entender o cenário do vírus.
Ele explicou ao JD1 que o número expressivo é reflexo de resultados de testes “acumulados” e que 64 destes novos 126 casos, já estão curados “Esse resultado, foi um acumulo de testes nos últimos cinco dias dos testes rápidos, sendo que a maioria são paciente considerados curados, não tem a doença ativa, este teste que estamos validando dá os dois anticorpos, tanto na fase aguda e na fase crônica, e estamos no processo de validação dos casos”.
Para explicar os testes citados José Mauro disse que o teste possui dois marcadores de controles: IgM e IgG, o resultado de IgM é reagente, sendo a fase aguda da doença, e IgG é reagente indica que o paciente já tem anticorpos da doença e é considerado curado.
Perguntado sobre o que deve ser feito com esses novos números, José Mauro disse que a palavra de ordem continua sendo fique em casa. “A população precisa acreditar neste problema, até porque 60% da transmissão é assintomática, é por isso que essa doença tem um pico e abaixa de repente, é uma situação que está tendo mais visibilidade agora”, comentou.
José Mauro alertou que haverá mais notificações nos próximos dias. “Vamos começar a fazer mais testes e teremos números mais altas, tem que observar os recuperados, vai aumentar muito, mas temos que notificar os recuperados”.
Sobre os casos de contaminação através de assintomáticos, chamados de casos raros pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o secretário afirmou que os resultados demonstram o contrário. “Grande parte da população é assintomáticos, dos 126 novos, foram 87 testes rápidos, ou seja, esses testes foram nas barreiras, blitz e em outros lugares, e destes 64 estão curados, e 26 isolados e afastados, acumulou porque estávamos validando os testes”, finalizou.