Santa Casa realiza 5ª captação de órgão e tecidos em 2020
Foram doados fígado, rins e córneas de uma paciente que evoluiu para morte encefálica
4 MAR 2020 • POR Marya Eduarda Lobo, com informações da assessoria • 18h18A Organização de Procura de Órgãos (OPO) da Santa Casa de Campo Grande realizou mais uma captação de órgãos e tecidos, nesta quarta-feira (4), em que foram doados fígado, rins e córneas de uma paciente de 58 anos que evoluiu para morte encefálica.
Na oportunidade, um dos rins doados ficou no hospital e foi implantado em um paciente de 39 anos, de Dourados, que fazia hemodiálise há mais de 10 anos. Com essa doação, a Santa Casa somou 5 transplantes renais com doador falecido em 2020.
O fígado captado foi levado para Brasília – Distrito Federal e contou com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) para o transporte do órgão e da equipe, um dos rins foi para Goiânia – Goiás através de voo comercial. As córneas permanecem no Banco de Olhos da Santa Casa.
Com a confirmação de morte encefálica, a partir dos exames protocolares, a OPO realiza o acolhimento dos familiares e promove a abordagem de entrevista sobre a doação.
O coordenador de enfermagem da OPO, Rodrigo Gomes, explica que o trabalho da Organização inicia com a detecção de potenciais doadores no Estado, mas que ainda precisa ter mais diálogo entre as famílias sobre a intenção em ser doador. ‘’Muitas alegam o desconhecimento da intenção do ente querido em vida, por isso é de extrema importância manifestar seu interesse em ser doador’’, afirmou.
Em janeiro e fevereiro deste ano, a Santa Casa registrou 18 protocolos de morte encefálica, destes, 11 não puderam ser doadores por conta da recusa familiar.