Geral

Companhias aéreas começam cobrar para embarque de bagagem de mão

A cobrança acontece, por enquanto, somente nas empresas de baixo custo

5 FEV 2020 • POR Priscilla Porangaba, com informações do Uol • 07h51
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que a prática adotada pelas companhias está de acordo com a resolução 400 - Reprodução/Internet

Após a cobrança pelo despacho das malas, algumas companhias aéreas no Brasil já começam a cobrar taxa para levar a bagagem de mão de até 10 quilos, máximo permitido para embarque. 

Segundo informações do site Uol, a cobrança acontece por enquanto somente nas empresas low cost, que são as de baixo custo, que está em vigor desde o final do mês passado.

Nas companhias aéres Norwegian e JetSmart , por exemplo, só é permitido levar sem pagar uma bagagem pessoal, seja bolsa ou mochila, que tenha também até 10 quilos e caiba embaixo do assento. Outra possibilidade é o passageiro pagar para despachar uma mala maior, de até 23 quilos, no porão do avião. 

Questionada se esse tipo de cobrança é legal, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que a prática adotada pelas companhias está de acordo com a resolução 400, que trata dos direitos e deveres dos passageiros.

De acordo com a resolução da Anac, as empresas são obrigadas a permitir o embarque de uma bagagem de até de 10 kg, porém não é definido o tipo de volume ou local onde deve ser alocada dentro da aeronave.