Geral

Concurso Internacional de Cartas recebe inscrições até 15 de março

6 MAR 2013 • POR Divulgação/Governo do Estado do Tocantins • 11h02
Ajudar no estreitamento das relações de amizade internacionais é um dos objetivos do concurso.

Estão abertas, até o dia 15 de março, as inscrições para o 42º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPU), entidade que reúne operadores postais de 191 países. O objetivo do concurso é desenvolver a habilidade de composição dos jovens, dar expansão à criatividade de seu pensamento e despertar o gosto pela escrita.

O tema deste ano - Ano Internacional de Cooperação pela Água - é "Escreva uma carta a alguém para lhe explicar por que a água é um recurso precioso". Podem participar, por meio de suas escolas, estudantes de até 15 anos, da rede pública e privada de ensino do país.

Regras
As redações apresentadas deverão ser cartas argumentativas recentes e inéditas. As cartas argumentativas (do gênero textual carta e do tipo textual argumentativa) deverão ser apresentadas em forma de carta internacional, ou seja, começar por forma de tratamento pessoal como Caro/Cara, Prezado/Prezada, Querido/Querida, incluindo o endereço do destinatário e do remetente e terminar com uma assinatura.

Os textos devem ser escritos de próprio punho, com caneta esferográfica preta ou azul e preferencialmente na folha pautada específica do 42º Concurso Internacional de Redação de Cartas, em língua portuguesa, relacionadas estritamente ao tema fixado, contendo o máximo de 800 palavras.

Premiação
A realização do concurso no Brasil fica a cargo dos Correios e é desenvolvida em quatro fases: escolar, estadual, nacional e internacional. Serão premiados os três primeiros colocados nas etapas estaduais, o primeiro colocado da etapa nacional e os três primeiros colocados na etapa internacional.

Os alunos e escolas vencedores receberão como prêmio TVs de LED, tablets e câmeras digitais. A redação do vencedor nacional representará o país na etapa internacional, que será realizada na Suíça. O Brasil já venceu a fase internacional, que acontece desde 1972, em três oportunidades. Apenas a China, que tem cinco medalhas de ouro, está à frente dos brasileiros.

O resultado do concurso será divulgado no final de abril.

Fazem parte da comissão julgadora nacional os Ministérios da Educação, das Comunicações e do Meio Ambiente, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Universidade de Brasília, além de integrantes dos Correios.

Acesse aqui o regulamento completo do 42° Concurso Internacional de Redação de Cartas.

Concurso
O Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediado em Berna – Suíça, com o objetivo de desenvolver a habilidade de composição dos jovens; contribuir para o estreitamento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita.

Os Correios participam, voluntariamente, pois o concurso está alinhado a um dos objetivos do Milênio que é “Educação Básica de Qualidade para Todos” da Organização das Nações Unidas (ONU). Além do incentivo à educação, para os Correios, o concurso deve promover o incentivo à leitura e produção textual.

Via Portal Brasil