Bolsonaro pretende ampliar comércio com Argentina
Presidente descarta influência negativa dos resultado das eleições no país vizinho
27 OUT 2019 • POR Sarah Chaves, com informações do G1 • 13h10O presidente Jair Bolsonaro afirmou neste domingo (27), que o Brasil pretende "ampliar qualquer comércio", ao se referir a relação com a Argentina mesmo se um candidato oposicionista vencer as atuais eleições do país.
A votação na Argentina está marcada para este domingo. O atual presidente e candidato preferido de Bolsonaro, Maurício Macri, aparece nas pesquisas atrás de Alberto Fernández, que tem como vice a ex-presidente Cristina Kirchner. Bolsonaro é crítico frequente do kirchenismo e chegou a dizer, na semana passada, que a vitória da chapa de Fernández poderia representar um risco para o Mercosul.
Em visita a Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, uma das etapas do giro presidencial por Ásia e Oriente Médio, Bolsonaro foi questionado pela imprensa brasileira sobre o pleito na Argentina.
"Da nossa parte pretendemos ampliar qualquer comércio com a Argentina. Mas, obviamente, como integrante do Mercosul, as causas democráticas têm que se fazer valer", respondeu o presidente.
Bolsonaro disse ainda que espera que Fernández, caso eleito, volte atrás na intenção de rever o acordo entre Mercosul e União Europeia. Anunciado em julho, após 20 anos de negociação, o acordo foi celebrado pelo governo Bolsonaro como uma maneira de impulsionar a economia do Brasil.