Emissão de passaportes ainda não foi normalizada pela Polícia Federal
25 JAN 2013 • POR Reprodução • 11h14O sistema de informática da Polícia Federal, responsável, entre outros serviços, pela emissão e entrega de passaportes, opera desde o início da manhã desta sexta-feira (25) com instabilidade em todo o país, segundo informou a assessoria da PF. Ainda de acordo com a assessoria, em algumas cidades os passaportes podem ser emitidos, mas como o sistema está instável, o serviço pode ficar fora do ar a qualquer momento. A PF trabalha com a previsão de que o sistema volte ao normal ao longo da tarde.
Na quarta-feira (23), uma pane técnica causada pela "indisponibilidade" de um equipamento em Brasília, segundo explicou a PF, interrompeu o serviço de emissão e entrega de passaportes em todo o país. Ao longo de toda a quinta-feira, o sistema ficou inoperante e a PF havia orientado que as pessoas que tinham entrega ou emissão de passaportes agendadas retornassem em dez dias.
Nesta sexta, a assessoria da PF informou que as pessoas com horário marcado podem optar por comparecer aos postos para pedir ou pegar o passaporte. Como o sistema está operando, ainda que com oscilações, há chance de que o serviço possa ser realizado. Caso o cidadão não consiga ser atendido por causa da falha de informática, então pode remarcar automaticamente o retorno para daqui a dez dias.
Como o conserto do sistema ainda está em andamento, a PF explicou que não sabe informar em quais cidades o serviço de emissão e entregas de passaporte opera de forma mais confiável e em quais as oscilações são mais frequentes. A PF informou também que encomendou um equipamento de informática dos Estados Unidos para tornar mais seguro o funcionamento da rede de computadores do órgão, mas o equipamento ainda não chegou.
Esta é a segunda vez em menos de dez dias que o sistema de informática da PF apresenta problemas. No último dia 16, a emissão e entrega de passaportes também foi interrompida, por uma pane em computadores.
Via G1