Câmara lança ferramenta para checagem de fake news
Notícia poderá ser enviada por WhatsApp e após apuração, equipe responderá pelo mesmo canal
26 SET 2019 • POR Vitória Ribeiro, com informações Agência Brasil • 11h13O projeto Comprove, nova ferramente para checagem de notícias falsas entra em vigor nesta quinta-feira (25). Através do número +55 (61) 99660-2003, o cidadão poderá enviar a demanda pelo WhatsApp e uma equipe que abastece a ferramenta irá conferir a autenticidade e responder a demanda classificando o material como fato, falso ou impreciso.
Para a ferramenta, foi criada uma página própria dentro do portal da Câmara dos Deputados. Nela, serão disponibilizadas as checagens, que poderão ser replicadas por quem desejar. O serviço também apresenta dicas e orientações sobre como evitar, não acreditar ou reproduzir esse tipo de conteúdo.
O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu a importância do combate à conteúdos enganosos e ressaltou como a prática atinge a democracia e instituições democráticas, como o Parlamento. A disseminação desse tipo de mensagem, acrescentou Maia, prejudica a imagem dessas estruturas juntamente à população.
“Uma informação falsa em relação a uma votação gera ódio ao Parlamento e vontade de alguns de ir contra as instituições do Estado democrático de direito. Quando o Congresso derruba veto ao projeto de abuso de autoridade, vem a fake news: políticos vão julgar os juízes”, exemplificou, em referência à derrubada de parte dos vetos à Lei de Abuso de Autoridade.
A página de chegagem de notícias falsas pode ser acessada através do link: https://www.camara.leg.br/comprove