Prefeitura entrega mais uma rotatória no macroanel
A ação garante a ligação de pontos estratégicos
5 SET 2019 • POR Marcos Maluf • 13h15A implantação da segunda rotatória do novo macroanel de Campo Grande, que ligará a MS-080 e a BR-163 (saída para Cuiabá), foi concluída na quarta-feira (4). O foco da obra é garantir a acessibilidade no escoamento da produção ligando pontos estratégicos.
Nesta semana, a empreiteira responsável pelas obras terminou também a pavimentação da outra rotatória, no entroncamento com a MS-010 (saída para Rochedinho. São 14.700 metros quadrados de alças de acesso, uma extensão de 1,4 quilômetro de pistas dimensionadas para absorver o fluxo pesado, principalmente de carretas e caminhões de frigoríficos entre as saídas para Cuiabá (BR-163), Aquidauana/Sidrolândia (BR-262 e BR-060), onde estão localizados dois núcleos industriais e uma indústria frigorífica.
Para que tudo isso fosse possível foram feitas mudanças nos projetos das três rotatórias para comportar o tráfego de caminhões pesados, como as carretas bitrens, parte do tráfego pesado que o trecho vai absorver, migrando da Avenida Cônsul Trad. A rotatória da MS-060 deve ser redimensionada para se adequar a duplicação deste trecho da rodovia executada ano passado. Foi preciso negociar com o proprietário da fazenda localizado às margens, que cedeu 10 hectares para servir de faixa de domínio da rodovia.
“Se mantido o projeto original, os caminhões maiores não têm como fazer rotatórias sem o risco de tombar”, explica o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese. Pistas e alças mais largas exigiram maior volume de terraplanagem e material de pavimento. O setor norte do macroanel foi projetado para ligar as saídas de Cuiabá e Aquidauana (BR-262), passando pelas saídas de Rochedinho e Rochedo (etapa em execução). Os caminhões de cargas que tenham como destino o núcleo industrial do Indubrasil ou a saída de São Paulo, terão uma alternativa de tráfego sem passar pelo Centro da cidade.
Outra boa notícia é que a prefeitura conseguiu concluir as negociações com os proprietários das áreas correspondentes ao traçado do Macroanel, ao todo foram 46 propriedades correspondentes ao quilômetro final, antes de chegar até a MS-010.